Aeronáutica condecora Jô Moraes
A deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) foi agraciada com a medalha de Ordem ao Mérito Aeronáutico, condecoração que recebeu do ministro da Defesa, Celso Amorim, durante cerimônia presidida pelo vice-presidente da República, Michel Temer, na Base Aérea de Brasília, em data alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira.
Publicado 29/10/2013 14:47 | Editado 04/03/2020 16:49
A medalha da “Ordem ao Mérito Aeronáutico” é a maior comenda concedida pela FAB para reconhecer serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, e premiar os militares de seu quadro efetivo que tenham prestado notáveis serviços ao País ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão.
A solenidade, marcada pelo desfile de tropa e por sobrevoo de caças Mirrage-200, teve as presenças do comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar, Juniti Saito e de autoridades dos três Poderes.
Mensagem
O êxito da Força Aérea Brasileira na capacidade de não se contentar com o legado de Santos Dumont, mas avançar com profissionalismo e inovação desde a sua criação, foi destacado pela presidente Dilma Rousseff em mensagem: . “A FAB se dedica a desempenhar seu papel estratégico de manter a soberania do espaço aéreo, trabalho que lhe rendeu o reconhecimento internacional. Nossa Força Aérea participa da vida dos brasileiros com a vacina que chega ao interior da região amazônica, na patrulha marítima, nas riquezas do pré-sal, nas missões de busca e salvamento, no transporte de órgãos para transplante Brasil afora”.
Na Ordem do Dia, o comandante Juniti Saito enfatizou a importância de Santos Dumont e de personalidades que construíram e desenvolveram a Força Aérea: “Foi incorporando esse ensinamento à edificação da nossa aguerrida Força Aérea Brasileira, que os senhores e senhoras, civis e militares de todas as épocas, têm contribuído, abnegadamente, para bem posicionarmos o poder aeroespacial brasileiro entre os mais modernos e desenvolvidos do continente americano”.
Saito ainda deu destaque ao trabalho do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) e os projetos desenvolvidos pela FAB, como a implantação do programa SIRIUS e da aeronave KC-390, ora em implementação.
Durante a solenidade o Exército e Marinha realizaram uma cerimônia de saudação à Força Aérea Brasileira em homenagem ao dia do aviador no salão nobre da Base Aérea de Brasília.
Dia 23 de outubro de 1906 foi a data em que Santos Dumont realizou seu primeiro vôo com o 14 Bis, o avião mais pesado que o ar. E é a data em que se celebra o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira. Na solenidade acontecida na Base Aérea de Brasília, 192 personalidades foram agraciadas com a medalha da Ordem ao Mérito Aeronáutico.
Fotos: Força Aérea Brasileira