PT da Bahia elege presidente estadual com 74,95 % dos votos

Em meio as movimentações sobre a sucessão do governador Jaques Wagner, o PT da Bahia realizou eleições para a presidência da legenda. Everaldo Anunciação foi eleito com 14.361 votos (74,95%), segundo a direção da legenda baiana. O resultado final do Processo de Eleição Direta (PED) foi divulgado na noite da última terça-feira (12/11), mas as últimas parciais divulgadas na segunda (11), já apontavam a vitória com ampla margem de votos do candidato da Chapa “Partido de Lutas e Mudanças”.

Após a divulgação do resultado, Everaldo Anunciação falou sobre os desafios iniciais da sua gestão. “Temos que fazer alguns ajustes sem perder os princípios de partido de massa, de luta, mas também de mudanças. Uma tarefa é a gente melhorar nossa relação com a base, ou seja, da direção com os diretórios e também com sua base de filiados. Precisamos criar uma forma de comunicação, de organização da máquina partidária ajustada à nova realidade".

O segundo colocado no pleito deste ano foi Ernesto Marques, jornalista e ex-assessor do governador Jaques Wagner, que obteve 19,62% dos votos. Em seguida, apareceram Hipólito Brito (1,93%), Wanderson Pimenta (1,77%) e Lourival José (1,70%).

Everaldo Anunciação assume o PT baiano em meio ao processo decisório sobre o representante da sigla para a disputa da sucessão do governador Jaques Wagner, ainda com quatro postulantes, Rui Costa, José Sérgio Gabrielli, Walter Pinheiro e Luiz Caetano.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro