Tem início no México uma das maiores feiras do livro da AL
O principal evento das letras no México, a 27ª Feira Internacional do Livro (FIL) de Guadalajara, realiza até o dia 8 de dezembro, um novo encontro com algumas das obras mais destacadas da literatura mundial.
Publicado 02/12/2013 16:33
Até a expo Guadalajara espera-se a chegada a mais de 700 mil visitantes interessados em conhecer e adquirir as propostas do encontro, que neste ano tem Israel como país convidado de honra.
A feira, considerada a mais prestigiosa em idioma espanhol, contará com a presença de 1.900 editoriais e quase 600 escritores, que os organizadores consideram suficientes para superar o público do ano anterior.
Ao mesmo tempo, no Salão de Direitos terá 220 agentes literários de 44 países que desenvolverão um programa de atividades próprias e combinaram com escritores, ilustradores, tradutores, corretores e editores de vários países, principalmente do âmbito ibero-americano.
Para esta primeira jornada está prevista a entrega do Prêmio FIL de Literatura 2013 em Línguas Romances ao francês Yves Bonnefoy, autor de obras como Princípio e fim da neve, Tarefa de esperança e A nuvem vermelha.
Durante o evento, o público poderá contar com as apresentações do italiano Alessandro Baricco, o irlandês Colm Tóibín, a sueca Camilla Lanckberg, o português Gonçalo M. Tavares, o inglês Adam Thrilwell e o suíço Jöel Dicker.
Também estarão em Guadalajara os espanhóis Rosa Montero, Ildefonso Falcones, Ginés Sánchez e Javier Cerca, a colombiana Laura Restrepo, o cubano Leonardo Padura e a argentina Ana María Shua.
Entre os mexicanos destaca a presença de Elena Poniatowska, recentemente galardoada com o Prêmio Cervantes 2013, bem como Juan Villoro, que receberá uma homenagem por sua trajetória jornalística, Julián Herbert e Fernando do Passo.
Israel, como país convidado de honra, trará ao México os escritores David Grossman, Etgar Keret, Ana Shapira e Asaf Hanuka.
Mas a presença desta nação no encontro tem sido questionada por vários agrupamentos, entre elas a Organização Internacional para o Livro Juvenil, cujo presidente, Jehan Helou, enviou uma carta de protesto e condenação ante a política israelense para a Palestina.
Uma característica particular deste ano será o espaço Destinação Brasil, pelo que passarão em sua segunda edição autores como Bernardo Ajzenberg, Carol Bensimon, Fernando Bonassi, Sérgio Caparelli, Andréa do Fogo, Emilio Fraia e Lucrecia Zappi.
Fonte: Prensa Latina