“Vai ser um espetáculo”, diz Ney Campello sobre Sorteio da Copa

 O titular da Secretaria Estadual da Copa de 2014 (Secopa), Ney Campello, garante que a Bahia está produzindo um verdadeiro espetáculo para a festa do Sorteio das Chaves da Copa, que acontece nesta sexta-feira (6/12), na Costa do Sauípe, no litoral norte do estado. Para o secretário, o cuidado com a preparação do evento, que custou R$ 6,4 milhões ao Governo Estadual, é, principalmente, um investimento no turismo.

 

“Estamos preparando um espetáculo porque esse evento deixa grandes legados para a Bahia. Esse é um momento que propicia a projeção da imagem do estado para o mundo inteiro. No final, consolida a Bahia como um dos grandes destinos para grandes eventos. Vamos divulgar a riqueza da nossa identidade cultural e o nosso turismo ganha com isso”, afirmou Campello, em meio à preparação final.

O Sorteio das Chaves definirá todos os confrontos entre as seleções na primeira fase do campeonato mundial e será transmitido para mais de 190 países, a partir de 13h (horário local). O espaço para a festa, que pretende abrigar 1.300 convidados, tem 9.000m², com 200 posições reservadas para a imprensa e 79 estações de TV.

Segundo a Secopa, 2.700 pessoas estão envolvidas na operação do sorteio, incluindo 200 voluntários. Além do evento na sexta-feira, a organização baiana para o megaevento tem uma programação durante toda a semana, como a reunião do Comitê Executivo da FIFA e um seminário com representantes das equipes classificadas.

A Festa

Para o espetáculo que Ney Campello pretende promover, grandes artistas nacionais foram convidados para a festa, como Alexandre Pires, Vanessa da Mata, Emicida, Alcione, Margareth Menezes e o grupo Olodum, além da Companhia de Dança Deborah Colke. Além deles, participarão importantes nomes do futebol, como Pelé, Cafú e Zidane.

Sediar a cerimônia do sorteio da Copa não foi bem o que a Bahia queria, inicialmente, mas a expectativa é de que os ganhos sejam próximos dos eventos de abertura e encerramento. “Esse evento é fruto de uma importante campanha liderada pela Secopa para que a abertura fosse em Salvador. Essa campanha repercutiu com o apoio governador. Não se confirmou a abertura, mas nos foi garantido esse evento que é equiparado à abertura e ao encerramento”, finaliza o secretário.

De Salvador,
Erikson Walla