Parque em Belarus honra memória do presidente Hugo Chávez
Um parque inaugurado com o nome do falecido presidente venezuelano Hugo Chávez especifica a homenagem da capital de Belarús ao líder da Revolução Bolivariana. A informação foi publicada neste sábado (11).
Publicado 11/01/2014 15:34
Nikolai Ladutko, prefeito de Minsk, propôs também dar o nome de Hugo Chávez a uma das ruas que o presidente latinoamericano percorreu em uma de suas visitas oficiais à nação centroeuropea.
Seria o correto se temos em conta o muito que fez o presidente venezuelano pelo povo belaruso, enfatizou a máxima autoridade da capital.
Falecido de câncer em 5 de março de 2013 em Caracas depois de submeter-se a quatro intervenções cirúrgicas em Cuba, o líder venezuelano viajou reiteradamente a Belarús entre 2001 e 2010 e impulsionou o diálogo político e a assinatura de acordos de colaboração econômica bilateral.
Como resultado dessa cooperação impulsionada por uma comissão intergovernamental, a circulação mercantil entre Minsk e Caracas repassada em 2012 os 500 milhões de dólares e foram criadas empresas conjuntas.
Em novembro de 2013, Belarús e Venezuela pactuaram uma folha de rota para colaborar a curto e longo prazos, segundo o primeiro vice-primeiro ministro belaruso, Vladimir Semashko.
Explicou Semashko que esse projeto de plano determina os interesses principais de ambas partes em matéria de construção, petroquímica, produção de veículos, tratores, gasificação, ciência, educação e outras esferas.
Cooperaremos desde a agricultura até o cosmos, e o cumprimento do novo programa favorecerá o desenvolvimento dos dois Estados e o crescimento do bem-estar dos cidadãos belarusos e venezuelanos, assegurou o primeiro vice-chefe de Governo.
A folha de rota para a colaboração será analisada na sessão da comissão intergovernamental para a cooperação econômica e comercial no primeiro trimestre de 2014 e depois se submeterá à aprovação dos presidentes dos dois países, informou.
Fonte: Prensa Latina