Síria e Irã discutem maior cooperação e resistência regional

O primeiro-ministro da Síria, Wael al-Halqi reuniu-se com o presidente da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa da Assembleia Consultiva Islâmica do Irã (Majlis), Alaedin Borujerdi, nesta quarta-feira (26). Abordando os desenvolvimentos da crise que assola o seu país há três anos, o premiê declarou: “A resiliência dos sírios ante os ataques dos seus inimigos não seria possível sem a ajuda oferecida pela República Islâmica do Irã, e a Síria agradece a postura iraniana neste sentido.”

Hama Síria - Daily Star

Al-Halqi agradeceu o parlamentar iraniano por facilitar as cooperações econômicas com a Síria, ao mesmo tempo em que transmitiu o interesse do seu governo em acolher a participação de empresas persas em diferentes setores do país árabe.

No mesmo sentido, o premiê da Síria destacou a necessidade de inversão nas instalações de infraestrutura, principalmente no setor elétrico, já que foi um dos maiores alvos das operações terroristas e sofreram graves danos nos três anos de conflito armado.

Por outro lado, Al-Halqi informou Borujerdi sobre a futura viagem ao Irã de delegações econômicas da Síria, enviadas pelo governo e pelo Ministério da Saúde, em específico.

O objetivo dessas comitivas, agregou, consiste em solucionar as necessidades da Síria, em especial nos medicamentos e equipamentos médicos, tendo em conta as facilidades e capacidades do país persa.

Resistência e combate ao terrorismo

Em sua reunião com Borujerdi, o presidente da Síria, Bashar Al-Assad, também nesta quarta,
enfatizou que a cooperação entre os países da região é essencial para combater o terrorismo e o extremismo, afirmando a importância da coordenação entre os parlamentos desses países e dos seus aliados nesses aspectos, assim como a maior pressão para deter todas as formas de apoio oferecidos por alguns Estados a grupos terroristas e extremistas.

O parlamentar iraniano, por sua vez, assegurou que o apoio do seu país à Síria se efetiva no marco das diretrizes do líder supremo da Revolução Islâmica e anti-imperialista, o aiatolá Said Ali Khamenei.

Ao destacar a melhoria constante da situação síria, o também presidente do Grupo parlamentar de Amizade Irã-Síria expressou o seu desejo de ver o povo e o governo sírio vencerem em breve os grupos armados e paramilitares, sobretudo os que perpetuam atos de terrorismo.

“Esta grande vitória será a vitória dos povos oprimidos sobre a hegemonia dirigia pelos Estados Unidos,” concluiu Borujerdi, fazendo referência ao apoio declarado do imperialismo estadunidense aos grupos que dizem representar a oposição, inclusive extremistas religiosos e mercenários estrangeiros.

O representante iraniano viajou à Síria na terça-feira (25), à frente de uma delegação parlamentar, para abordar os últimos acontecimentos da região, especialmente a crise síria, iniciada em 2011, e a luta contra o terrorismo.

A visita reflete as profundas relações de parceria entre os governos iraniano e sírio, na busca por consolidá-las ainda mais, fazendo frente à investida imperialista de desestabilização regional.

Da redação do Vermelho,
Com informações da HispanTV