Governo se reúne com cônsules para discutir a Copa na Bahia

Com o intuito de organizar a recepção dos torcedores, delegações, jornalistas e autoridades de diversas nacionalidades que virão à Bahia no período da Copa do Mundo da FIFA™, aconteceu, na última quinta-feira (13/3), uma reunião entre o Governo do Estado e o Corpo Consular de 35 países que possuem representação no estado.

“A proposta do evento é apresentar as ações e Planos Operacionais que vamos executar durante o Mundial e dialogar com os consulados, promovendo a troca de experiências e possibilitar a captação de sugestões que os participantes tenham interesse em nos passar. Considero este encontro como uma oportunidade para fortalecimento dos nossos Planos”, explica o Secretário Estadual para Assuntos da Copa do Mundo na Bahia, Ney Campello.

O encontro foi realizado no prédio da Desenbahia e organizado pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), que contou com o apoio da Assessoria de Relações Internacionais da Governadoria e a participação de outras secretarias, a exemplo da Secretaria de Segurança Pública, de Turismo, da Administração e da Saúde, que apresentaram seus respectivos Planos Operacionais e explicaram como irão atuar no atendimento aos visitantes.

“É importante lembrar que o público que vem à Copa do Mundo tem interesse também em turismo, gastronomia e cultura, e por isso os Planos contemplam todo o estado. Outro ponto importante é que vêm visitantes de diversas nacionalidades, inclusive diferentes das seleções que jogarão na Bahia, por isso é importante reunir todo o Corpo Consular”, complementa Ney Campello.

Também participaram do encontro, representantes das Polícias – Civil, Militar e Federal – Corpo de Bombeiros, Infraero, Itamaraty, Prefeitura de Salvador, entre outros. 13 países foram representados pelos seus Cônsules, Cônsules Honorários ou Funcionários de Carreira dos seus consulados instalados na Bahia. Compareceram à reunião representantes da Argentina, Áustria, Bélgica, Bolívia, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Japão, Portugal, Suiça, Turquia e Uruguai. Os demais países foram representados pela Decana Miriam Souza.

“Foi uma excelente oportunidade para esclarecer todas as nossas dúvidas e também para nos tranquilizar sobre a organização para a Copa do Mundo na Bahia. A reunião comprovou a decisão acertada do Governo do Estado em inserir o Corpo Consular neste processo. As delegações que jogarão no Mundial também representam seu país e seu povo, e, por isso, o Corpo Consular deve ser inserido”, comenta a Decana.

Fonte: Ascom/Secopa