Começa no Equador reunião sobre direitos do povo palestino

A reunião do Comitê da ONU para o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestino, realizada nesta terça e quarta-feira (23 e 24) na capital, Quito, vai debater as oportunidades atuais para promover a paz entre Israel e Palestina.

O encontro vai permitir avaliar os esforços que os países da América latina e Caribe podem concentrar para contribuir com uma solução geral, justa e duradoura para a causa palestina.

De acordo com um comunicado oficial da ONU no Equador, o encontro também debaterá o papel dos agentes governamentais da região na promoção de uma solução permanente para o conflito, incluindo iniciativas da sociedade civil organizada e as atividades dos jovens para alcançar este fim.

Como 2014 foi declarado pela Assembleia Geral da ONU o Ano Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, a organização do evento tem previsto para o dia 27 uma jornada cultural. Neste contexto será exibido um festival de cinema palestino e uma mostra fotográfica sobre os locais históricos da Palestina.

Os organizadores do festival de cinema já confirmaram a participação do diretor do filme indicado ao Óscar em 2013, Five Broken Cameras, Ehmat Burnat. Ele também vai participar de reuniões do Comitê.

O Equador é membro do Comitê para o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestino desde fevereiro de 2012. Os outros países que compõem a organização são: Cuba, Nicarágua, Palestina e Senegal.

As reuniões do comitê são realizadas em diversas regiões do mundo que se tornam verdadeiros cenários de debates e análises construtivos sobre muitos aspectos da questão palestina a fim de mobilizar o apoio e a assistência internacional a este povo.

Estabelecido em 1975, o Comitê inclui um programa cujo objetivo é permitir que o povo palestino possa exercer seus direitos inalienáveis, definidos pela a Assembleia Geral como “direito à livre determinação, independência, soberania e retorno a seus lares”.

Fonte: Prensa Latina