UJS-CE realiza 13º Congresso Estadual
Com o tema “Amar e Mudar as Coisas”, a União da Juventude Socialista (UJS) no Ceará realiza neste final de semana, nos dias 09 e 10 de maio, seu 13º Congresso. Na pauta do encontro, bandeiras em defesa da juventude e a eleição da nova direção estadual.
Publicado 09/05/2014 12:19 | Editado 04/03/2020 16:27
O encontro deverá reunir cerca de 250 delegados (as) eleitos (as) nos congressos municipais e em reuniões realizadas em várias cidades do interior do Estado. O processo de congresso foi iniciado em janeiro deste ano, com a realização de seminários preparatórios em cerca de 20 municípios e faz parte da programação de mobilização nacional.
Ao longo deste processo, foram filiados mais de 1500 jovens de diversos municípios, que deverão integrar as fileiras da entidade que, há 30 anos, representa a juventude e atua em defesa de suas reivindicações.
Rudiney Souza, atual presidente da entidade no Ceará, ratifica que o objetivo do encontro é discutir os desafios e bandeiras de lutas da juventude. “Ao longo das últimas três décadas de atuação da UJS e, mais recentemente com os governos de Lula e Dilma, alcançamos grandes conquistas, com políticas públicas das quais sempre defendemos. A destinação dos recursos do pré-sal para a educação, a aprovação do Estatuto da Juventude e a ampliação das Universidades são exemplo disso”, cita. O dirigente reforça, porém, a necessidade e garantir e avançar nas mudanças. “Estamos em ano eleitoral e sabemos que a juventude é força decisiva neste processo”.
Durante o 13º Congresso da UJS serão debatidos temas como a realização da Copa no Brasil, a luta pelo Socialismo na América Latina e a importância da Reforma Política. O ato de abertura, que será realizado nesta sexta-feira (09/05) contará com a participação de parlamentares, representantes de diversas frentes dos movimentos sociais e de várias entidades estudantis, fará uma homenagem aos ex-presidentes da entidade que este ano comemora 30 anos de atividades.
O congresso contará ainda com uma caminhada, que será realizada na tarde de sábado (10). A pauta da atividade de rua será contra a redução da maioridade penal. A concentração será na Escola de ensino Fundamental e Médio (EEFM) Doutor César Cals e seguirá até as proximidades do Shopping Benfica.
Programação
Sexta-feira (09/05)
17h às 22h: Credenciamento
18h: Mesa de instauração do 13º Congresso da UJS Ceará
19h: Ato Político – “Amar e Mudar as Coisas”
21h: 30 anos da UJS – Homenagem aos ex-presidentes
22h: Festa “Mais Amor, Por Favor!”
Sábado (10/05)
8h: Café da Manhã
9h30 às 11h30: Mesas de Debates
Debate 1: “Não tem contradição! Eu quero Copa, Saúde e Educação!”
Debate 2: “A Juventude quer participar! Reforma Política Já!”
Debate 3: “Polícia é pra ladrão! Pra juventude, educação!”
Debate 4: “Te cuida, te cuida, te cuida imperialista! A América Latina vai ser toda socialista!”
11h30: Almoço
13h30: Grupos de Discussão
GD 01 – Feminismo
GD 02 – Movimento Estudantil Secundarismo
GD 03 – Movimento Estudantil Universitário
GD 04 – LGBT
GD 05 – Cultura
GD 06 – Igualdade Racial
GD 07 – Organização
GD 08 – Comunicação
GD 09 – Finanças
15h30: Resultado da Eleição da Direção Estadual 2014 – 2016 e dos Delegados ao Congresso Nacional
16h: Ato de Rua – “Amar e Mudar as Coisas. A Juventude não merece prisão”
18h: Encerramento
Serviço
13º Congresso da União da Juventude Socialista do Ceará – Amar e Mudar as Coisas
Data: 09 e 10 de maio de 2014
Local: EEFM Doutor Cesar Cals (Avenida Domingos Olimpio , 1800 , Centro, Fortaleza)
De Fortaleza,
Carolina Campos