Lula Morais destaca condomínio do setor químico em Guaiuba

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) fez pronunciamento, nesta terça-feira (13/05), durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, para destacar que, no último sábado (10), esteve em Guaiuba para lançamento da pedra fundamental do Condomínio Industrial Químico do Estado. Segundo ele, também estiveram presentes representantes do setor empresarial e lideranças políticas da região.

O parlamentar ressaltou que o empreendimento, composto de 23 empresas, “faz parte do Brasil que está dando certo”. O condomínio produzirá na área química de tintas, cosméticos e derivados do petróleo, empregando 2.600 pessoas. “A escola profissionalizante de lá, que realiza formações na área de química, já concluiu a primeira turma. São 42 hectares, que vão promover o desenvolvimento e a qualidade de vida da população”, pontuou.

O condomínio empresarial representa, para Guaiuba, o que o Complexo Portuário do Pecém representa para o Ceará, na avaliação de Lula Morais. “Isso faz parte de um momento ímpar no País, e só pode estar acontecendo porque o Brasil está dando certo. Jamais esses investimentos aconteceriam se o País não estivesse vivendo este momento”, avaliou.

Lula Morais informou ainda que o município de Croatá vai receber um polo metal mecânico, semelhante em importância econômica ao condomínio de Guaiuba. “Devemos louvar os esforços do então secretário da Fazenda, Mauro Filho, para a atração de novos investimentos para as regiões do interior do Estado com mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), independente da distância de Fortaleza. São empreendimentos importantíssimos para a população que mora nesses municípios”, destacou.

Ele assinalou ainda que já foram assinados, recentemente, contratos na ordem de R$ 10 milhões, para possibilitar a terraplanagem e a tancagem da refinaria da Petrobras, no Pecém. “Esses investimentos já estão todos comprometidos”, enfatizou.

O deputado Roberto Mesquita (PV), em aparte, disse que há uma esperança de que a refinaria seja instalada em Fortaleza, porque atende aos interesses econômicos da Petrobras, e trará um impacto muito positivo na economia do Ceará.

O deputado Mauro Filho (Pros) afirmou que o Ceará, desde 2008, produziu decretos para incentivar a industrialização dos municípios com menor IDH, independente da distância de Fortaleza. “São municípios que precisam de unidades industriais”, disse.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa