Venezuela quer ser membro não permanente do Conselho de Segurança
A Venezuela vai candidatar-se a membro não permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), anunciou nesta quarta-feira (28) o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Elías Jaua. O anúncio foi feito durante a 17ª Conferência de Ministros das Relações Exteriores do Movimento de Países Não Alinhados (MPNA), que teve lugar em Argel, capital da Argélia.
Publicado 29/05/2014 12:13

"O nosso país quer fazer chegar às distintas delegações que participam da conferência ministerial do MPNA a decisão soberana de apresentar a nossa candidatura ao Conselho de Segurança, como membro não permanente, durante o período 2015-2016", disse Jaua. Segundo ele, as eleições ocorrerão no 69.º período de sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas, no próximo mês de outubro.
Segundo o chanceler, será a única candidatura da América Latina e do Caribe e, caso seja eleita, a participação da Venezuela coincidirá com a presidência do MPNA, que Caracas assume em 2015.
"A presença venezuelana no Conselho de Segurança, no exercício da presidência do MPNA, nos permitirá o trabalho conjunto, em um espírito de diálogo construtivo, na promoção da paz e segurança internacional, por meio da busca de soluções pacíficas para os conflitos", disse.
Jaua lembrou que a Venezuela tem experiência "na solução pacífica de conflitos recentes na América Latina e no Caribe, especialmente no compromisso como acompanhante do processo de paz" entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
"A Venezuela reitera o seu compromisso com as lutas históricas dessa organização", destacou.
O chefe da diplomacia venezuelana aproveitou para dizer que a Venezuela está solidária com o independentista portorriquenho Óscar López Rivera, preso há 30 anos nos Estados Unidos.
Fonte: Agência Brasil