Cultura será tema de debate com Marcelino e Luciana quarta-feira

 Na próxima quarta-feira (9), as candidaturas de Marcelino Granja, pré-candidato a deputado estadual, e de Luciana Santos, pré-candidata à reeleição para a Câmara dos Deputados, reúnem todos aqueles que se interessam pela cultura em Pernambuco.

No encontro marcado para acontecer na Casa Outrora, no bairro da Boa Vista, a partir das 19h30, estará aberto o debate sobre políticas públicas para o setor, a cultura como política de estado, a universalização do acesso aos bens e serviços culturais, o fomento à produção e o incentivo à diversidade das expressões culturais, entre outros temas.

Na Câmara dos Deputados, Luciana presidiu a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura do Congresso Nacional (2013 – 2014) e ainda hoje é membro da Comissão Parlamentar de Cultura da Casa. Como prefeita de Olinda (2001-2008) e, posteriormente, como deputada federal, acompanhou de perto a luta pela aprovação da PEC da Cultura iniciada em 2005, no Congresso Nacional, que só saiu do papel em 2012.

Na prefeitura de Olinda, Marcelino Granja foi parceiro de Luciana na verdadeira revolução que a gestão comunista promoveu na área cultural da cidade berço da história do Brasil.

"No ano 2000, Olinda estava prestes a perder o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Não só evitamos essa perda, como assumimos um papel político relevante na defesa do patrimônio cultural brasileiro, o que contribuiu para que a cidade passasse a ostentar dois novos títulos: o de primeira Capital Brasileira da Cultura, do MINC, em 2006, e o de Centro da Memória do Mundo, em 2008, este concedido à cidade pela Unesco", lembra Marcelino.

"Olinda é a cidade que mais implantou Pontos de Cultura, o que aprofundou a preservação do patrimônio imaterial da cidade e deu novo estímulo aos grupos culturais locais a partir de maior suporte estrutural por parte do governo para que eles pudessem se desenvolver. Outras três grandes iniciativas de caráter cultural também marcaram a nossa gestão no período de 2001/2008: o resgate do carnaval como festa essencialmente popular e democrática; o Olinda, Arte em Toda Parte, que abriu ao público mais de cem ateliês localizados no Sítio Histórico, democratizando o acesso às artes plásticas; e a Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), que anualmente reúne os mais expressivos musicistas populares e eruditos do Brasil e do mundo", destaca Luciana Santos.

Serviço:

Debate-Cultura com Luciana e Marcelino
Data: 09 de julho de 2014 (quarta-feira) – 19h30
Local: Casa Outrora – Rua da Glória, 300 – Boa Vista (por trás do mercado)

Audicéa Rodrigues
Do Recife