Cientistas cubanos testam vacina anti-tuberculose
Cientistas cubanos participam de estudos pré-clínicos para avaliar a eficácia de um nova vacina contra a tuberculose, uma doença declarada como emergência mundial de saúde desde 1993.
Publicado 19/07/2014 09:40

A tubercuolose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Iliana Valdés, do Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí, afirmou à Prensa Latina que sua equipe de trabalho adotou a estratégia de empregar Mycobacterium habana, uma microbactéria autóctona isolada em laboratórios cubanos desde 1971, a qual se demonstrou em alguns estudos realizados em animais que pode proteger contra a tuberculose, bem como outras doenças.
"Estamos na fase pré-clínica com animais de laboratório e nos faz avançar para outros modelos antes de passar ao ser humano", informou a especialista na sede de sua instituição no oeste de Havana.
A cada dia – dimensionou a especialista – surgem mais linhagens resistentes aos medicamentos com os quais se trata esta doença, e a vacinação com BCG disponível atualmente no mundo só protege contra as formas graves da tuberculose na infância e não contra a tuberculose pulmonar, o que motiva que muitos grupos de pesquisadores busquem novos experimentos de vacina.
Fonte: Prensa Latina