Economista baiano é finalista em prêmio sobre desenvolvimento

O economista baiano Rilton Primo é homologado entre os finalistas, na Categoria III – Projetos Inovadores para Implementação no Território, no Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional, rebatizado "Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional. O resultado final será divulgado em novembro.

O objetivo do prêmio é promover a reflexão, do ponto de vista teórico e prático, acerca do desenvolvimento regional no Brasil, envolvendo o poder público e a sociedade civil organizada na discussão e na identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento, contando-se entre os seus objetivos específicos:

I. Estimular o debate e a produção acadêmica sobre o desenvolvimento regional no Brasil, de modo a contribuir para a compreensão do tema e a busca de novas alternativas de intervenção no território em suas múltiplas escalas;

II. Identificar e dar visibilidade às boas práticas regionais em execução no País, no que se refere aos sistemas de gestão do desenvolvimento regional e aos bens e serviços produzidos no contexto das novas formas de organização da produção com impactos macrorregionais ou sub-regionais;

III. Identificar projetos inovadores a serem implementados no território, voltados à dinamização econômica e inclusão produtiva, fortalecimento e diversificação da base produtiva e manutenção da competitividade, demonstrando potencial de transformação da realidade socioeconômica em escala macrorregional ou sub-regional; e

IV. Ampliar a base de discussão e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional.

Na edição 2014 deste amplo concurso realizado pelo Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, foram registrados 886 trabalhos, o que representa um aumento de 26% em relação à edição realizada em 2012, quando foram contabilizadas 701 inscrições.

Segundo a secretária da SDR, Adriana Alves, a iniciativa é um estímulo à reflexão e ao debate sobre o estágio atual da questão regional brasileira. É também um instrumento de promoção e divulgação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). "Os trabalhos vão contribuir para a compreensão do tema e na identificação de projetos inovadores a serem implantados no território, que demonstrem potencial de transformação da realidade socioeconômica em escala macrorregional e sub-regional", garante.

Considerados aptos no processo de qualificação, os referidos finalistas comporão, na íntegra ou em resumo, relatório a ser publicado pelo MIN juntamente com o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, a Fundação Universitária José Bonifácio e as instituições patrocinadoras e apoiadoras, que ainda outorgarão aos vencedores das três categorias em que se subdivide o Concurso, os seguintes prêmios:

I. Primeiro lugar: Diploma de Reconhecimento de Mérito na categoria em que concorreu e a quantia de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

II. Segundo lugar: Diploma de Reconhecimento de Mérito na categoria em que concorreu e a quantia de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).

De Salvador,
Erikson Walla