Nilton Vasconcelos participa do ato de abertura da 3ª Conaes

O presidente do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset) e secretário do Trabalho e Esporte da Bahia, Nilton Vasconcelos, participou do ato de abertura da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes).

A solenidade, realizada no início da noite de ontem (quinta-feira), em Brasília, teve a presença da presidenta Dilma Rousseff com participação dos ministros do Trabalho, Manoel Dias; da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello; do ministro-chefe da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho; do secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer; de lideranças do movimento social, dentre outras autoridades.

Para o seu segundo mandato, a presidente Dilma se comprometeu a aprimorar os mecanismos de oferta de crédito para os empreendimentos solidários, inclusive as cooperativas. Além disso, garantiu que dará novos passos na construção do marco regulatório para a economia solidária. O Projeto de Lei 4685 que cumpre este objetivo encontra-se em tramitação no Congresso Nacional desde 2012.

Ainda segundo a presidente Dilma, “é importante que o Brasil reconheça a economia solidária como uma forma legítima de organização do trabalho. Vamos fortalecer ainda mais os empreendimentos solidários em todo o país, criando oportunidades para milhares de brasileiros que acreditam na cooperação e na autogestão como solução para problemas econômicos e sociais”, defendeu.

Ainda no seu discurso, a presidente destacou a importância do trabalho do professor Paul Singer, “como um grande lutador pelos direitos sociais. Esta Conferência é o ponto de chegada de debates realizados, ao longo deste ano, em centenas de conferências municipais e estaduais e encontros nacionais com mais de 20 mil participantes", afirmou.

Ao falar para delegados e convidados, o presidente do Fonset e secretário Nilton Vasconcelos, que também é delegado da 3ª Conaes, ressaltou o pronunciamento da presidente Dilma, que foi em direção a reivindicações históricas do movimento de economia solidária. “É importante que tanto o governo federal quanto os governos estaduais adotem medidas para esta área oriundas das demandas do movimento”, destacou o presidente do Fonset.

Tema

A 3ª Conferência Nacional de Economia solidária (Conaes), que tem como tema “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”, reúne na capital federal até sábado, 29/11, 1.600 delegados eleitos nas conferências estaduais, representantes do poder público, de organizações da sociedade civil e empreendimentos econômicos solidários e suas organizações.

A Bahia está presente com a terceira maior delegação, composta por 100 delegados assim constituídos: 25 do poder público; 25 de associações que prestam assessorias técnicas especializadas; e 50 dos Empreendimentos Econômicos e Solidários (EES).

Para estar presente, em Brasília, a Bahia realizou 27 Conferências Territoriais e mais a Conferência Estadual. Hoje, começam os debates e a delegação baiana estará nas plenárias defendendo as suas propostas.

A Conferência pretende realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios da economia solidária; promover o debate sobre o processo de integração das ações de apoio à economia; elaborar planos municipais, territoriais e estaduais de economia solidária e a elaboração de um Plano Nacional de Economia Solidária contendo eixos estratégicos de ação; programas e projetos estratégicos e modelo de gestão para o fortalecimento da economia solidária no País.

Fonte: Ascom Setre