Chanceler da Rússia prepara turnê pela América Latina

O chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, partirá de uma turnê latino-americana na próxima semana, entre os dias 24 e 26 de março, segundo informou o chefe do Departamento de América Latina do Ministério russo das Relações Exteriores, Alexander Schetinin, em entrevista à agência de notícias Itar-Tass, nesta segunda-feira (16).

América latina - Reprodução

De acordo com o diplomata, a primeira escala de Lavrov será em Cuba. Depois, ele visitará a Colômbia, a Nicarágua e a Guatemala. A agenda do chefe da diplomacia russa incluirá reuniões bilaterais e uma reunião na Guatemala dos chanceleres do Sistema de Integração Centro-americana (SICA), quadro institucional de integração regional da América Central constituído por todos os países da região.

Neste âmbito, as partes irão coordenar "sua visão comum e as direções da cooperação multilateral entre a Rússia e os países centro-americanos", segundo informou Schetinin.

Para ele, Moscou mantém “relações bilaterais estreitas e bastante intensas” com a maioria dos países da região, mas também se interessa pela discussão de “possibilidades para a cooperação no formato multilateral".

Um exemplo de cooperação eficaz neste contexto, segundo o diplomata russo, seria o centro regional criado em 2012 para formar agentes policiais especializados na repressão ao narcotráfico. Nas palavras de Schetinin, é este tipo de “trabalho prático”, que “ajuda a resolver problemas concretos", que a Rússia deseja desenvolver no formato multilateral.

Fonte: Agência Sputnik