Pesquisa aponta apoio de 48% ao presidente uruguaio
A administração do presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, que assumiu o cargo em maio, conta com uma aprovação de 48%, segundo registrou a empresa de pesquisa Equipes Consultores.
Publicado 29/07/2015 10:06

A firma, que anteriormente tinha localizado a aprovação do mandatário em 52%, assinalou que 18% dos interrogados disseram desaprovar sua administração de governo.
Ignacio Zuasnábar, diretor de Equipes Consultores, comentou que a chamada "lua de mel" deste segundo governo de Vázquez parece ser menos intensa e mais breve que durante as primeiras duas administrações do governante da Frente Ampla.
E ainda, afirmou que o uruguaio "ingressou em uma etapa de menor otimismo" e que o Índice de Confiança dos Consumidores (ICC) se situou em junho abaixo dos 50 pontos, enquanto de 2011 a 2014 flutuou entre 55 e 60 pontos.
Esta queda na confiança dos consumidores, explicou Zuasnábar, é "reativa" às mostras de cautela que despregou o Governo durante seus primeiros meses.
E também, o Índice de Confiança da Economia mostra a mesma queda, mas está longe dos piores momentos de confiança na economia, que se registraram nos anos 2002 e 2003.
Em relação ao temor a um processo inflacionário, 68% dos consultados responderam que esperam que a inflação suba "muito" ou "bastante". Igualmente, 52% temem que aumente o desemprego.
Equipes também registraram que o principal problema percebido pelos uruguaios é a insegurança.