Juventude do Recife luta por uma cidade do tamanho dos seus sonhos 

Trinta jovens delegados vão representar o Recife na Conferência Estadual de Juventude que acontece nos dias 5 e 6 de outubro próximo, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A eleição dos representantes aconteceu durante a 3ª Conferência Municipal de Juventude do Recife realizada nos dias 19 e 20 de agosto, com a participação de 300 pessoas oriundas das seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade. 

Juventude do Recife luta por uma cidade do tamanho dos seus sonhos - Antônio Tenório/PCR

Durante dois dias, os participantes debateram os direitos dos jovens e elegeram as dez propostas prioritárias para cada eixo temático. Os debates da conferência tiveram também o objetivo de subsidiar a elaboração do plano municipal voltado para a juventude recifense. Também em debate os onze direitos previstos no Estatuto da Juventude sancionado em agosto de 2013.

São direitos dos jovens, segundo o estatuto: Direito à Diversidade e à Igualdade; ao Desporto e ao Lazer; à Comunicação e à Liberdade de Expressão; à Cultura; ao Território e à Mobilidade; à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; à Cidadania, Participação Social e Política e à Representação Juvenil; à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; à Educação; à Saúde; à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente.

Papel da juventude

A cerimônia de abertura da 3ª Conferência contou com a participação do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira; do secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora; da secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude e presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães; e da coordenadora do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, Zanzul Alexandre, entre outros.

Em sua fala, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, ressaltou o protagonismo dos jovens na trajetória do Brasil. "A história tem demonstrado o papel e o peso da juventude brasileira e a participação dos jovens neste momento que vive o País é cada vez maior. Estamos aqui nesta conferência para enriquecer a gestão pública com o sentimento de rua rebelde e criativo dos jovens do Recife", destacou.

Em nome do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, a coordenadora Zanzul Alexandre afirmou ao encerrar a cerimônia de abertura: "Esperamos que esta conferência seja um momento de reflexão para que possamos construir o plano municipal. Pensamos no tema "A Juventude Mudando o Recife" com o intuito de colocar as principais pautas sobre a cidade em discussão com o intuito de que possamos transformá-la".

A 3ª Conferência Estadual de Juventude terá como tema o “As várias formas de mudar Pernambuco” e como objetivo contribuir para construção e o fortalecimento da Política de Juventude no Estado de Pernambuco.

Audicéa Rodrigues, com informações da PCR e de Zanzul Alexandre
Do Recife