Sejus: Curso discute sexualidade e privação de liberdade
Cinquenta inscritos participam do curso “Diversidade Humana: Sexualidade e Privação de Liberdade”, ministrada pelo historiador, Rafael Albuquerque, na Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR).
Publicado 15/09/2015 09:52 | Editado 04/03/2020 16:25
A formação começou na última segunda-feira (14/09) e segue nos dias 21 e 28 de setembro, finalizando no dia 05 de outubro. O objetivo do curso é abordar uma reflexão sobre a importância de uma sociedade solidária, livre de preconceitos e de qualquer forma de discriminação, a legislação para o público LGBT, o entendimento sobre o que é a legitimidade da diversidade, questão de gênero, ética, e principalmente a questão do corpo sexual.
“A questão da sexualidade ao acolhimento do público LGBT dentro das unidades prisionais é uma temática considerada tabu para o ambiente de trabalho no qual atuamos. No primeiro momento, pensávamos que não iria ter procura, que o tema teria rejeição na parte dos agentes penitenciários, porém comprovamos que os agentes querem cada vez mais se capacitarem e aprender a respeitar a diversidade”, destaca o historiador, Rafael.
Rafael ressalta que espera que o curso consiga difundir a legislação ao público LGBT para os agentes penitenciários e que desta forma consiga combater a homofobia e a transfobia dentro e fora das unidades prisionais, para desta maneira, construir uma formação de cultura de tolerância.
Fonte: Assessoria da Sejus