Conferência do PCdoB Salvador será nos dias 6 e 7 de novembro

O PCdoB Salvador já deu início à preparação para a Conferência Municipal, que acontece nos próximos dias 6 e 7 de novembro. Para isso, os organismos de base e distritais já estão realizando reuniões preparatórias, que devem acontecer até o dia 20 de outubro. Mas, as ações foram iniciadas com o ato de filiação, lançado em 28 de julho, na praça da Piedade, e oficializado no dia 10 de agosto, com ato político, quando mais de 300 pessoas se filiaram.

A abertura, na noite de sexta-feira, será marcada por ato político, que conta com as participações de representantes de diversas entidades sociais da frente de esquerda e terá como mote a defesa da democracia. O evento discutirá o momento político e econômico do país e o papel do Partido Comunista do Brasil no enfrentamento da crise, estabelecida pelos movimentos golpistas. Os debates serão a partir da cartilha preparada pela Comissão Política do Comitê Municipal: Avançar para uma alternativa de projeto popular e democráticos para Salvador.

Apontando as consequências deixadas pelos anos de governo carlista e descaso com os soteropolitanos, a cartilha aborda as formas possíveis para o partido estar mais próximo do povo em todos os cantos da cidade, para saber as reais necessidades da população. O documento apresenta ainda diretrizes que vão orientar a construção do projeto do PCdoB na capital baiana. As discussões serão levadas à Conferência Estadual, que reúne delegados de diversos municípios baianos, nos dias 14 e 15 de novembro, em Salvador.

Durante a Conferência, a plenária vai reafirmar a necessidade de o PCdoB apresentar fisionomia própria nas eleições de 2016, representada pela deputada federal Alice Portugal, indicada como pré-candidata à prefeitura de Salvador no pleito que se aproxima.
No sábado, último dia de conferência, os militantes vão também eleger a nova direção do Comitê de Salvador, que ficará à frente pelos próximos dois anos. O evento encerra o primeiro mandato Olívia Santana, primeira mulher a assumir a presidência municipal.

De Salvador,
Maiana Brito