Mujica denuncia as contradições neoliberais e defende soluções globais
Em sua mais recente videocoluna, José Pepe Mujica denuncia as contradições do neoliberalismo que invadiu o mundo atravessando fronteiras “para reduzir custos” e multiplicar paraísos fiscais e hoje se depara com “soluções” ultranacionalistas baseadas em campanhas contra imigrante.
Publicado 03/02/2017 13:19

Diante desta cenário, Mujica propõe “soluções globais”. Para ele, este é o momento de se implementar políticas de proteção à vida humana em todo o mundo, a fim de melhorar a vida das pessoas, garantir boas condições emprego, salários justos e bem estar social.
Enquanto o discurso de globalização do mercado pressiona “principalmente os países subdesenvolvidos”, cria mecanismos para reduzir impostos e amplia os paraísos fiscais, neste mesmo instante, “por não atender as necessidades da classe média, surgem as condições políticas para que muita gente apoie a mentira de créditos hipernacionalistas e protecionistas. [É] uma nova manobra de concentração de riqueza, mas em escala nacional. Justo no momento que o mundo está precisando globalizar a justiça, ter salários mínimos compatíveis no mundo inteiro, ter sistemas de câmbio parecidos no mundo inteiro, precisamos de políticas globais”, defende o ex-presidente e atual senador uruguaio.
Assista ao vídeo na íntegra: