Ato Mulheres Unidas Contra Bolsonaro deve reunir 30 mil no Recife
Trinta mil mulheres são esperadas pelas organizadoras para o ato político Mulheres Unidas Contra Bolsonaro #EleNão, no Recife, amanhã (29). Desse total, 12 mil já confirmaram presença e 18 mil manifestaram interesse em participar, até o momento. A informação é da presidenta da União Nacional das Mulheres (UBM), Seção Pernambuco, Laudijane Domingos.
Publicado 28/09/2018 16:29 | Editado 04/03/2020 16:55

Segundo ela, o ato suprapartidário está sendo organizado, de forma espontânea, por mulheres ativistas de diversas frentes, militantes, trabalhadoras e jovens, com o apoio de entidades como UBM, UJS, UNE, CTB, CUT, Fórum de Mulheres de Pernambuco, Refam, Frente Brasil Popular, Mulheres da Cultura, Mundial de Mulheres, Levante Popular da Juventude, Rede Sustentabilidade, entre outras. “A luta é contra o fascismo”, destaca a ubemista.
A concentração será na Praça do Derby, a partir das 14h. Lá, estão programadas atividades como confecção de cartazes e estandartes; oficina de produção de camisas; a performance “Agora é nossa vez”; DJ Pepe Jordão e Flaira Ferro. Na concentração, as organizadoras instalarão um posto de arrecadação de alimentos não perecíveis e brinquedos para doação a crianças carentes da cidade.
Às 15h, um apitaço marcará a saída em passeata até a Praça da Independência, num trajeto de quase quatro quilômetros. Todas as mulheres estarão de mãos dadas e vestindo, preferencialmente, as cores do evento: roxo, preto, rosa e branco. Homens poderão participar, mas o protagonismo é das mulheres.
Durante o percurso, intervenções poéticas e musicais com apresentações de Cida Pedrosa; Luna Vitrolira; Milla Bigio; Laudjane Domingos; Coletivo Fala Alto; Layde Laay e Rá Moraes. Também apresentações das batucadas: Feminista do Fórum de Mulheres de Pernambuco; Feminista da Marcha Mundial de Mulheres; do Levante Popular da Juventude e da Nação Mulambo, além da bateria da UJS-PE, As Kallinas, DJ Pepe Jordão, Flaira Ferro e o Bloco Eu Acho é Pouco.
Além do Recife estão previstas manifestações em cidades de praticamente todas as regiões do estado. Já confirmaram a realização cidades como Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Pesqueira, Arcoverde, Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú).
#EleNão #EleNunca
Em mensagem divulgada em sua página no Facebook, a presidenta nacional do PCdoB e candidata a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, comentou a mobilização das mulheres contra Bolsonaro, destacando o fato de o Brasil estar diante de grave ameaça por ter “um candidato à Presidência da República que defende o obscurantismo, um machista, que vai fazer muito mal às mulheres, que são metade da população brasileira, e a tudo que há sobre direitos humanos no Brasil, a tudo que há de paz, de respeito e amor. E é por isso mesmo, que nós, mais do nunca, vamos nos levantar com a força, com a irreverência e a alegria das mulheres. Sem ódio e sem medo”, afirmou.
A rejeição a Jair Bolsonaro entre as mulheres é de 49%, segundo levantamento do Instituto Datafolha. Isso significa que praticamente metade do eleitorado feminino, que é maioria no país, não vota de maneira alguma no militar da reserva.
Do Recife, Audicéa Rodrigues