Covid: Com novo apagão de dados, 9 estados não divulgam casos e mortes

Covid-19: Brasil registra 22 milhões de casos e 616,8 mil óbitos. Variante Ômicron tem onze casos confirmados

O Ministério da Saúde divulgou hoje (13) novos números sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem acumulado 22,1 milhões de casos confirmados da doença e 616,8 mil mortes registradas.

Um ataque hacker no site do Ministério da Saúde, no aplicativo e na página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 –na madrugada de sexta-feira (10), afetou, indiretamente, a divulgação de casos e mortes em MS, PB, PR, RJ, RO, RS, SC, SP e TO. É o 4º dia seguido com problemas relacionados ao ataque, apontados por diferentes estados.

Durante toda a pandemia, o Ministério da Saúde registrou apagões de dados, alguns provocados e defendidos pela própria pasta. As reações da sociedade, como a formação do consórcio da imprensa para levantamento de estatísticas da pandemia, fizeram o governo recuar. Os ataques hackers, por sua vez, são motivo de críticas ao governo, que parece não tomar providências para proteger os dados estatísticos. Personalidades políticas criticam o fato de funcionários do próprio Ministério alterarem suas fichas médicas e vacinais.

Nas últimas 24 horas, o ministério registrou 2.082 novos casos e 48 mortes. 

Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 170. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -26% e aponta tendência de queda.

Sem dados do Ministério da Saúde, apenas o consórcio da imprensa disponibiliza gráficos com evolução da pandemia.

A média móvel nos últimos 7 dias foi de 6.173 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de –31% em relação aos casos registrados em duas semanas, indicando queda nos diagnósticos.

Estados

O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, com 4,4 milhões de casos e 154,6 mil óbitos. Em seguida estão Minas Gerais (2,2 milhões de casos e 56,4 mil óbitos); Paraná (1,5 milhão casos e 40,8 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (1,4 milhão de casos e 36,2 mil óbitos). 

Dentre os estados que atualizaram seus dados, seis deles não tiveram registro de morte nas últimas 24 horas: ACAM, AP, CE, GO e MG.

A aceleração de mortes ocorre apenas em 3 estados, desconsiderando a falta de dados (SE, MT, RR). A queda, por sua vez, ocorre em 10 estados e o DF (BA, PI, MA, PA, CE, ES, AP, GO, AM, AC). Quatro estados estão estabilizados.

Boletim epidemiológico covid-19
Boletim epidemiológico covid-19 – 13/12/2021/Divulgação Ministério da Saúde

Ômicron

O Ministério da Saúde também divulgou nesta segunda-feira o número de casos confirmados e em investigação da variante Ômicron do novo coronavírus.

Segundo a pasta, há 11 casos confirmados da nova variante, sendo cinco em São Paulo, dois no Distrito Federal, dois em Goiás e dois no Rio Grande do Sul. Os casos em investigação totalizam seis, sendo dois em Goiás e quatro em Minas Gerais.

Vacinação: 65,41%

Dados também agrupados pelo consórcio de veículos de imprensa mostram que 139.536.958 pessoas tomaram a segunda dose ou dose única de vacinas e, assim, estão totalmente imunizadas. Este número representa 65,41% da população.

A dose de reforço foi aplicada em 20.867.682 pessoas, o que representa 9,78% da população.

160.174.849 pessoas, o que representa 75,09% da população, tomaram ao menos a primeira dose de vacinas.

Somando a primeira dose, a segunda, a única e a de reforço, são 320.579.489 doses aplicadas desde o começo da vacinação.

Autor