SBPC debaterá nova ordem global e o impacto nas políticas científicas

Jornalista Luís Nassif, professor Elias Jabbour, secretário-executivo do MCTI, Luís Fernandes, e presidente de honra da SPBC, Sergio Rezende, serão os conferencistas

(Foto: Fiocruz)

Uma das atividades de destaque da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começa no próximo domingo (13), em Recife (PE), será o debate sobre a nova ordem global e seus impactos nas políticas científicas.

A mesa, que acontecerá na terça-feira (15), às 16h, reunirá o jornalista Luís Nassif, o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Elias Jabbour, o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luís Fernandes, e o presidente de honra da SPBC e ex-ministro da Ciência, Sergio Rezende.

“Eles vão discutir essa nova ordem global quem tem peso nas decisões internacionais. E aí, claro, vai se falar muito da China e o crescimento em torno dela”, diz a secretária-geral da SBPC e coordenadora do evento, Cláudia Linhares Sales.

Leia mais: Presidente da SPBC elogia ministra Luciana Santos por focar na produção

De acordo com ela, o encontro vai se destacar pela integração entre o regional e o internacional.

“A meu ver, essa reunião anual está muito interessante porque, ao mesmo tempo em que ela tem essa pegada de território – e que território estamos falando? O território onde ela está sendo realizada -, ela também é uma reunião que traz temas super contemporâneos e preocupações nossas, da comunidade científica, que vão de questões essenciais do dia a dia a reflexões globais”, diz Sales.

A coordenadora do evento explica que, ao mesmo tempo em que se fala da regionalidade, é importante observar como o cenário global afeta os territórios.

Nesse contexto, ela destaca o debate com o CEO da American Association for the Advancement of Science (AAAS), Sudip Parikh.

“Acredito que é a primeira vez que a gente recebe o presidente da nossa irmã americana para uma Reunião Anual da SBPC. E a mesa-redonda com a sua participação é muito relevante porque ela vai discutir essa reviravolta na política científica americana que veio agora em 2025 com a ascensão da extrema direita e os impactos dela na política científica global”, explica.

Abertura

Para a solenidade de abertura no domingo, no Teatro do Parque, no centro do Recife, já estão confirmadas as presenças da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do ministro da Educação, Camilo Santana e as autoridades locais.

O maior evento científico da América Latina será realizado entre 14 a 19 de julho na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no campus Dois Irmãos.

No local, estarão reunidos cientistas brasileiros e do exterior, estudantes, professores, lideranças sociais e representantes de povos tradicionais. O evento tem como tema central “Progresso é ciência em todos os territórios”.

Autor