Câmara debate racismo estrutural na enfermagem
Evento ocorre nesta quinta-feira (10) sob liderança da deputada Enfermeira Rejane, que hoje representa não só a categoria como as vítimas desta prática criminosa
Publicado 09/07/2025 12:20 | Editado 09/07/2025 19:37

Nesta quinta-feira (10), às 14h, a deputada federal Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ) promove a audiência pública ‘Racismo Estrutural na Enfermagem’ no plenário VII da Câmara dos Deputados, em Brasília, para debater formas de combate ao preconceito e discriminação na prática no sistema de saúde brasileiro.
Rejane, que foi vítima de racismo quando atuava na profissão, tem como objetivo garantir que a atividade seja antirracista, ainda mais da metade da categoria são negros (as) ou pardos (as).
“O Congresso será palco de um debate onde o racismo será tratado como prática estrutural. As mulheres negras e pardas, que compõem a maior parte da força de trabalho da Enfermagem, são as mais atingidas pela discriminação, sobretudo nos serviços de home care, que concentram os casos mais graves”, denuncia Enfermeira Rejane, que fez o requerimento da audiência pública às Comissões de Saúde, de Direitos Humanos e de Igualdade Racial.
Na solenidade, estarão presentes representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), dos Ministérios da Saúde e da Igualdade Racial, do Conselho Nacional de Saúde e da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) como também da Articulação Nacional da Enfermagem Negra e da Associação Nacional dos Estudantes de Nutrição (ANEN).
O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal da TV Câmara no YouTube.
__
Ascom deputada Enfermeira Rejane