Muito se questiona sobre o modelo econômico vigente na China. Há aqueles que afirmem que o país adote o modelo “capitalista de estado”. A China é um país Socialista, em que a hegemonia da propriedade é estatal, ou seja, o Estado administra os setores em que se concentram os ciclos de acumulação e o seu sistema financeiro é completamente controlado pelo Estado. Dessa forma, os chineses são capazes de planejar de forma eficiente, abrindo caminho para seus impressionantes crescimentos anuais.
Elias Jabbour, professor associado da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ e autor, com Alberto Gabriele, de “China: O Socialismo do Século XXI” (2021) e “Socialist Economic Development in the 21st Century: A Century after the Bolshevik Revolution” (Routledge, 2022). Vencedor do Special Book Award of China 2022.
A mídia internacional tem denunciado em peso supostos “campos de concentração” em Xinjiang, na China. Sem provas dessas afirmações, bombardeiam os telespectadores com a mesma informação repetidamente
O que seria a democracia socialista chinesa? Tem eleições na China? Tratam-se de duas questões legítimas cujas respostas são desconhecidas do grande público.
Não se pode entender a história do Partido Comunista do Brasil sem entender a história política do Brasil, mas também não se pode entender a história brasileira sem se ter em conta a ação dos comunistas. Salientamos esta realidade histórica desde a comemoração dos 90 anos do PCdoB.