A ovelha carregada de ouro & A montanha sagrada

O filme “The Gold-Laden sheep & The Sacred Mountain”, de Ridham Janve, e o cinema de Bruno Dumont

Realmente, a plataforma Mubi traz produtos especiais para quem gosta de filmes não convencionais. Esse “The gold-laden sheep & “The sacred mountain” é um deles. O cineasta Ridham Janve é jovem e faz nesse século um filme que se poderia chamar novo cinema indiano. Mas a partir dessa afirmação podemos também chegar à conclusão de que o cinema ainda é uma arte fria e pouco criativa. Pelo seu instrumental talvez poderia ser, como pensou o filósofo Walter Benjamin, a arte mais inovadora. Entretanto, como é uma arte totalmente dependente de orçamento, das verbas que existam para fazer um filme, o cinema continua, mesmo quando produzido por pessoas independentes e bastante inteligentes, sempre uma arte menor. Com esse título escolhido pelo diretor Ridham Janve, gostaríamos de encontrar então uma obra totalmente renovadora e profunda. Mas não ficamos mais do que com um trabalho bonito e com certa complexidade, mas sem um rasgo de maior criação. Como dizia meu amigo cineasta Ro: pena.

Leia também: “Viveremos um novo tempo”, diz Lula em 1º discurso após vitória

O filme se passa totalmente nas montanhas do Himalaia e inclusive é falado no dialeto que existe lá, e que se chama Gaddi. É assim uma obra autêntica e fica muito claro que o interesse maior da criação foi mostrar que as montanhas são sagradas e não um local para se procurar a riqueza. Mas poderia ter havido um maior aprofundamento para a criação no próprio sentido estético. Aprofundar como arte cinematográfica para então trazer ao espectador mais beleza estética. Fílmica. As matas são lugares tranquilos e as pessoas procuram viver nelas um tempo de silêncio. Mas como eles falam diretamente no seu próprio dialeto, se mostra então a violência natural das pessoas naturais e simples. E não sofisticadas.

Mesmo que o cineasta Ridham Janve não tenha explorado mais o que poderia ter extraído da imagem, ela se torna um tanto continuada. Há bons momentos e um deles que me recordo é quando sentimos o jorro de uma cachoeira forte e belíssima que consegue mexer com a emoção do espectador. Mas poderíamos ter um clima mais forte de emoções, inclusive se ele tivesse escolhido sons menos românticos para acompanhar as imagens. Até mesmo se fossem sons naturais das matas.

Um bom filme, “A ovelha carregada de ouro” & “A montanha sagrada”, mas que pede mais aprofundamento.

Olinda, 18. 10. 22

O cineasta Bruno Dumont

Cineasta Bruno Dumont | Foto: Divulgação

Logo no comecinho deste século XXI, vi dois ou três filmes do cineasta francês Bruno Dumont e fiquei, me parece, entusiasmado, pois seus filmes demonstravam uma personalidade de quem queria chegar a um aprofundamento nas questões. Porém já faz tempo que não vejo nada dele, embora Dumont tenha produzido vários filmes já agora neste século. E com bom sucesso. Se não de grande público, mas de crítica. É tanto que já lhe deram o prêmio Fassbinder, o que significa pelo menos que já o consideram um cineasta inovador. Eu não conheço esses novos filmes que são considerados numa performance bem mais madura e criativa.

Agora revi “La vie de Jésus”, e confesso que já não fiquei tão entusiasmado. E uma dúvida que havia em mim quando o conheci, parece se aprofundar, pois esse “A vida de Jesus” talvez ficasse melhor se fosse chamado de “A vida do motoqueiro”, ou melhor ainda, “A vida do motoboy”. A impressão que fica no final desse filme – o primeiro longa dele– é de uma certa tendência para transformar a violência num momento significativo e não de maldade. Como se o jovem que participa dessa violência com sua moto não estivesse fazendo ele próprio violência, mas sim sendo uma espécie de vítima.

Leia também: Joe Biden diz que Lula é presidente após eleições livres, justas e críveis

E também como realização cinematográfica, Bruno Dumont se mostra muito preso a uma linguagem onde a grande cartada seja colocar o espectador dentro da violência da moto e assim ele conseguiria sentir ou compreender o personagem. Ou os personagens. De todo modo, claro que estarei interessado em ver os outros filmes de Bruno Dumont quando, chegar a mim a oportunidade.

Olinda, 27. 10. 22

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor