O cinema reflete a dualidade entre apreciação artística e entretenimento para diferentes espectadores, gerando uma suposta divergência entre críticos e o público.
“Considero seus filmes em Super 8, feitos nos anos 70 do século XX, e agora resgatados, da maior importância para a história do cinema brasileiro.”
A relevância da crítica de cinema a partir da visão de Kleber Mendonça Filho sobre os textos de Celso Marconi e Fernando Spencer
Enquanto o cinema nacional depender de “jeitinhos” para a realização de seus filmes, continuará fazendo obras frustradas.
Poema no livro coletivo Triângulo Matador, de Celso Marconi, Rachel Rangel e Daniel Santiago, que será lançado em 23 de agosto, dia em que Marconi completa 93 anos de idade.
No próximo dia 23 de agosto, Celso Marconi lançará o livro Triângulo Matador, que reúne seus poemas e obras eletrônicas de Rachel Rangel e Daniel Santiago.
Todo o contexto brasileiro é abordado por Glauber Rocha, na análise mais séria e profunda que se fez até agora no cinema, dessa realidade: o cineasta divide os personagens, mostrando através deles a “geografia” do povo brasileiro.
Ele acha que suas maiores contribuições estão mais nas críticas do que nos filmes que dirigiu. No entanto, sua obra inclui mais de 20 curtas, a maioria filmados em Super 8.
Árido Movie se marca, em primeiro lugar, pela presença da maconha. E da droga como uma certa afirmação de maneira de viver
Que seriam dos filmes, aqueles que ainda vivem dentro de nós, referências insubstituíveis de momentos gloriosos de nossas vidas, sem o registro da crítica da época, representada por cineastas / escritores do porte de Celso Marconi?
Em entrevista, Celso Marconi, crítico de cinema mais longevo em atividade, discute produção textual, influências e visão do cinema contemporâneo e critica o “cinema de figurinhas”.
“Os Herdeiros” é uma expressão realista e significativa da realidade brasileira, mas reconhece que pode não agradar ao grande público.