Amazônidas: vítimas da irracionalidade ambiental
Quem é o responsável pelo aquecimento global? A resposta a este questionamento jamais será isenta. Ela sempre será respondida de acordo com a matriz ideológica e o interesse político dos interlocutores.
Publicado 06/10/2009 09:42
Os imperialistas responderão de pronto que são as “queimadas amazônicas”. Encontram eco até mesmo em correntes de esquerda, por má fé ou limitação teórica.
Um grupo de cientistas, notadamente russos e australianos, sustenta que o aquecimento global é um fenômeno natural provocado pelo aquecimento solar. Elencam uma razoável quantidade de “evidências” para sustentar sua teoria.
Os sustentabilistas entendem que o aquecimento global não decorre de apenas um fator isolado, por mais relevante que ele seja. Milhares de fenômenos interagem. Mas consideram como preponderante para o aquecimento global o modo de produção poluente dos países capitalistas ditos “desenvolvidos”.
Dados recentes, apoiados em estudos da AIE (Agência Internacional de Energia da ONU) reforçam essa convicção. O estudo abrange 23 países, onde estão sediadas as 500 maiores empresas do planeta.
E a conclusão inicial é emblemática: A crise capitalista reduziu a emissão de CO2, elemento essencial no efeito estufa.
Os países em questão, por ordem de poluidores, são: EUA, Alemanha, Reino Unido, França, Japão, Coréia do Sul, Itália, Espanha, Suíça, Holanda, Canadá, África do Sul, Brasil, Austrália, Hong Kong, Dinamarca, Finlândia, Cingapura, Bélgica, Taiwan, Índia, Suécia, China.
Esses 23 países emitiram 4,16 bilhões de toneladas de CO2, das quais 91% estão nos primeiros 11 países. Os Estados Unidos são responsáveis por 1,39 bilhões de toneladas de CO2 ou 31% de toda a poluição global.
O Brasil – onde naturalmente estão às queimadas amazônicas – é responsável, nesse mesmo estudo, por 76 milhões de toneladas (1,8% do total das emissões).
Como se pode ver nós somos as grandes vítimas dessa irracionalidade ambiental, embora na maioria das vezes, por razões estritamente geopolíticas sejamos apresentados como vilão da poluição ambiental do planeta.
Isso não nos confere status de imunidade. Nossa responsabilidade é grande. Só não podemos é ser responsabilizados por algo do qual somos vítimas e não algoz.
Nesse momento, a maioria dos amazônidas estão submetidos a uma amostra dessa irracionalidade. Acabamos de sofrer a maior enchente de toda a nossa história e estamos sendo castigados por uma das secas mais inclementes já registradas.
A intercalação de fenômenos extremos é uma das maiores evidências das conseqüências do descontrole climático. E nós somos as principais vítimas.