CBERS – Ciência e inovação para o desenvolvimento

 Realizou-se nesta quarta-feira, 29 de agosto, na Embaixada da China em Brasília, solenidade de comemoração dos 30 anos do Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite), satélite de recursos terrestres, quatro dos quais em funcionamento e aguardando a quinta unidade. O PCdoB se fez presente por meu intermédio.

O CBERS é uma cooperação internacional de alto nível, talvez o principal projeto tecnológico de cooperação entre dois países em desenvolvimento. É exemplo de parceria Sul-Sul, numa estratégia “ganha-ganha” que beneficia os dois países.

O CBERS integra, para nós brasileiros, os esforços para relançar o Programa Espacial Brasileiro e o Centro Espacial de Lançamento de Alcântara, por mais soberania, inovação e desenvolvimento do Brasil.

No novo contexto geopolítico internacional, com o papel do multilateralismo e o destacado esforço chinês em liderá-lo em função da paz e cooperação mundial, pelo desenvolvimento e autodeterminação das nações, o acesso ao espaço é vetor chave para o desenvolvimento de um país, tendo em vista a excelência científica e tecnológica envolvida, desafiando a indústria de fronteira, além da formação de pessoal altamente qualificado.

Nesta data, fazemos votos de que a parceria CBERS avance, bem como outras no âmbito dos BRICS, devidamente referendadas pelo Congresso Nacional, visando à cooperação entre nossos países, benefícios comuns e compartilhados.

Trata-se de, no âmbito do Programa Espacial Brasileiro, realizar acordos que a um só tempo, garantam preservação da propriedade intelectual aos interessados em lançar artefatos a partir da Base de Alcântara, no Maranhão, sem implicar em medidas lesivas ao interesse nacional e tendo em vista a primazia da soberania nacional brasileira no CLA, a “janela brasileira para o espaço”

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor