Conhecimento de causa

Os professores ensinam a todos, mas é uma instituição pública, ligada ao mundo do trabalho e dois sindicatos paulistanos importantes que procuraram, no último ano, descobrir como os professores vivem (e sofrem) o trabalho.

Na Fundacentro, do Ministério do Trabalho e Emprego, desde a presidência de Rosiver Pavan, a doutora Leda Leal Ferreira vem conduzindo uma grande pesquisa nacional sobre a vivência dos professores. Ela é a criadora do método analítico chamado Análise Coletiva do Trabalho (ACT) que dá prioridade ao próprio falar dos trabalhadores; já o aplicou (juntamente com suas equipes) aos pilotos, petroleiros, metalúrgicos, cortadores de cana, funcionários públicos, pescadores de lagosta e agora aos professores, com resultados instigantes, definitivos e úteis. Cada uma destas pesquisas resultou em livros e publicações que merecem a atenção de todos. Dos professores já foram publicados os do Piauí e de São Paulo e preparam-se os de Mato Grosso do Sul, Pará, Bahia e Rio Grande do Sul.

O Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) realizou durante o ano de 2008 uma pesquisa coordenada pela professora Maria Sofia César de Aragão “A educação dos próximos 10 anos: perspectivas para a educação privada no município de São Paulo” que é a concretização de uma preocupação permanente da diretoria em ampliar e aprofundar a reflexão em torno das atividades docentes de forma a “superar o imediatismo das reivindicações e lutas trabalhistas”.

E o Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público do Estado de São Paulo (Sinesp) conquistou a merecida repercussão de uma página inteira da Folha de S. Paulo no último domingo dia 16 de agosto, com a matéria de Fábio Takahashi “Burocracia toma mais tempo de diretor do que pedagogia”, baseada em sua pesquisa qualificada “Retrato da rede 2009”. O jornalista acrescentou na reportagem a rotina de uma diretora da rede municipal de ensino acompanhando suas atividades na última semana de julho.

Seguem-se os endereços das três entidades:

www.fundacentro.gov.br
www.sinprosp.org.br
www.sinesp.org.br

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor