Contagem progressiva

 Não é o Sputnik, mas outro satélite pode ser lançado em órbita a menos de três semanas. Estamos todos em Contagem e não fazemos uma contagem regressiva, pelo contrário, somamos todos os minutos para ver a progressão de algo novo, capaz de ultrapassar as nuvens e bem do alto mirar a cidade de Contagem com outro olhar, enxergando os anseios desta gente “contagiante” e voltar à terra firme para fincar a bandeira progressista e democrática que carrega.

Carlin Moura vai ser o comandante desta expedição e muito nos honra tê-lo e vê-lo na liderança de uma odisséia que começou a ser organizada há muitos anos.

Existem dois renomados estudiosos da Psicologia Organizacional, Kouzes e Posner (1996) que descrevem as principais características que formam uma grande liderança da envergadura de Carlin Moura. De acordo com suas pesquisas, a maioria das pessoas admira líderes que sejam honestos, tenham competência, olhem para diante e sejam inspiradores. Carlin é isso tudo e mais um pouco. E é por isso que já venceu o primeiro turno nas eleições em Contagem por larga frente de votos, mesmo com escassos recursos financeiros.

Carlin é honesto. Filho de lavradores, começou a trabalhar desde criança como caixa de padaria e até hoje, como deputado estadual, nunca foi alvo sequer de uma denúncia de qualquer ato censurável. Pelo contrário, sempre esteve na linha de frente no combate a corrupção, independente de governo, em defesa da transparência e da ética proletária. Como vereador de Contagem abriu mão da conhecida verba-paletó.

Carlin é competente. É advogado formado na Universidade Federal de Minas Gerais e jornalista pela Pontifícia Universidade Católica. Experimentado parlamentar e reconhecido nacionalmente por seu histórico de lutas nos movimentos sociais, principalmente o estudantil e sindical. É líder do PCdoB em Minas e no Brasil. Foi um dos deputados mais atuantes e como vereador se destacou logo no primeiro mandato pelo esmero técnico e a sensibilidade política.

Carlin olha adiante. Implantou o “Mandato Participativo” como uma abertura para o povo exercer a “Cidadania Plena”. Planeja uma Contagem “reconhecida pela qualidade do seu capital humano e social”, reconhecida como um “centro de criatividade, produção e difusão de conhecimento em intensa conectividade com o Estado, o Brasil e o mundo”, como atesta seu Plano de Governo.

Carlin é inspirador. Penúltimo dos 13 filhos de um casal de lavradores no interior de Minas Gerais, se mudou para Contagem ainda adolescente na busca de uma vida melhor, e é exemplo de coragem e têmpera libertária. Deficiente físico, venceu os preconceitos e as dificuldades sempre com a alegria de espírito que lhe é tão peculiar, sendo modelo de vida para muitas pessoas, inclusive para mim.

Jovem e experiente, características importantes para qualquer comandante, Carlin é bem mais que um dirigente. É um líder formado nas mais distintas escolas que forjaram suas qualidades mais destacadas e por isso temos certeza que será o melhor prefeito da história de Contagem.

Carlin, mineirim, bracim, com seu jeitim vai cativando todos que carrega o sotaque simples de nossa gente no peito. Contagem vai seguir nesta viagem rumo ao inexplorado e de agora em diante todos estamos na contagem progressiva até o 65 final.

Contagem merece Carlin. Carlin merece nosso voto.

Referências:

KOUZES, J; POSTER, B. O desafio da liderança. Rio de Janeiro: Campus, 1996.

Novas Prioridades para Contagem. Plano de Governo. In: http://carlin65.com.br/index.php/plano-de-governo/. Acessado em 10 de outubro de 2012.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor