“Danem-se os fatos, o que importa é a pauta…”

O jornal Tribuna da Imprensa publicou, em sua edição de 20 de junho, artigo de um “médico veterinário homeopata e consultor agropecuário”, que assina como Raymundo Araújo Filho, intitulado “O PC das Bestas”. O

Não cita fatos, usa impropérios. Não argumenta, faz provocações. E, atrevido, ofende com palavras torpes, de seu vocabulário usual, militantes respeitados da luta histórica da esquerda brasileira. Trata-se de uma matéria do anti-jornalismo que tem por linha editorial a máxima: “Danem-se os fatos, o que importa é a pauta…”

O texto publicado, desrespeitoso a partir de seu título, alinha “flashes”, como o próprio autor denomina, desconexos e mentirosos. Põe aspas em uma frase que seria do atual diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o engenheiro e ex-deputado federal Haroldo Lima, segundo a qual ele não iria “contestar estes leilões das bacias petrolíferas” por “querer preservar o meu emprego”, sem sequer se preocupar em dizer onde essa suposta declaração foi feita. Investe contra a combativa deputada federal Jandira Feghali, hoje candidata a senadora por uma aliança de forças progressistas do Rio de Janeiro, tentando descaracterizar a firmeza com que a mesma defende os interesses dos trabalhadores e seus pontos de vista, e ofendendo-a com termos injuriosos, que mal encobrem a reacionária postura machista do autor. Assaca acusações contra o Presidente atual da Câmara dos Deputados Aldo Rebelo, a quem responsabiliza, entre outras diatribes, por “deprimente uso da máquina pública de forma particular e despótica”, sem, mais uma vez, agregar um fato sequer como comprovação de sua  leviana e irresponsável afirmação.

Por último, o médico-veterinário-articulista, resolve fazer uma “análise contundente” do PCdoB. Agrega algumas frases agressivas contra o Partido, e propõe-se a “provar”  que o PCdoB seria “um balcão de negócios e empregos para seus apaniguados”. Aí faz ilações injuriosas sobre interesses subalternos que estariam por trás de alianças políticas, citadas a esmo, fora do contexto histórico em que foram concertadas. E, depois de alguns parágrafos apressadamente alinhavados, conclui que o PCdoB é um “partido de pusilânimes irresponsáveis e corrompidos”. A “análise contundente” se revela um ataque bestial.

Definitivamente, uma figura bestializada como a do citado médico-veterinário-articulista, não tem condições de fazer análise séria e construtiva de um partido tão identificado com a luta dos trabalhadores, com a luta em defesa dos interesses nacionais e com a causa do socialismo como o PCdoB. Embora não reivindique para si o monopólio do acerto, e naturalmente tenha cometido erros, no curso de seus 84 anos de lutas, o Partido Comunista do Brasil orgulha-se precisamente da firmeza com que sustenta suas bandeiras históricas, de democracia, soberania nacional, direitos dos trabalhadores e socialismo, nas mais diversas condições, na liberdade em que hoje se encontra e nos porões das ditaduras por onde passou. Por isso, hoje, o PC do Brasil vê seu prestígio crescer, com sua força e autoridade moral e política. Talvez por isso continue, como há décadas, a receber dos setores mais obscurantistas da sociedade, ataques bestiais. 

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho