Kuca : Coca-cola e Hip-hop, duas formulas secretas

Uma das grandes dificuldades, do hip-hop aqui no Sul, são as parcerias com a iniciativa privada, grandes empresas e multinacionais. Diferente de São Paulo, no Rio Grande do Sul existe uma forte resistência por parte das classes mais favorecidas, que há an

Além de um movimento social de massa, o Hip-Hop, também conta com arte educadora, com artistas, com pais de família, multiplicadores culturais, que não vêem o seu trabalho reconhecido perante a sociedade, seja com visibilidade ou remuneração financeira, mas que continuam sendo atores da transformação social dentro dos seus bairros e comunidades.


 


Já a mais de quatro anos, nós da Art do Risco Crew, estamos subindo degrau por degrau em busca de trabalhos que ajudem a quebrar essas algemas, instigando o mercado a reconhecer nosso profissionalismo e legitimidade como auto de data de uma contra cultura que nasceu no berço abaixo da linha da miséria, longe da cultura tradicional e hoje se tornou uma cultura mundial.


 


Por volta da metade do ano passado foi fechada uma parceria entre a Art do Risco Crew, que conta entre seus membros com dirigentes Municipais da Nação Hip-ho Brasil, e a Voanpar, a fabricante da Coca-Cola aqui no RS e em SC.


 


Isso, com certeza quebra um grande tabu, colocando através do elemento Graffiti, a Nação Hip-Hop como protagonista dessa ação de responsabilidade social em parceria com a maior marca de refrigerantes do planeta e a Art do Rico Crew na vitrine das melhores e mais organizadas crew’s de grafiteiros do Estado e do País. Uma vitoria, com certeza, que todo o movimento do Rior Grande do Sul, reconheceu e que transmito através destas humildes linhas.


 


Realizamos o 1° trabalho ainda no ano passado (um muro de 1,70mts de altura por uns 18 mts de comprimento) localizado no centro da fabrica, local chamado de Praça do Grito onde acontecem shows e atividades em geral. Os responsáveis por essa ação foram o TR, o Alemão, e Eu, Kuca 3000. Cada um com sua responsa na Nação. Presidente de Porto Alegre, diretor estadual e diretor de comunicação da entidade.


 


Este ano veio o grande desafio: dois muros colossais de 8 metros de altura por 22 metros de comprimento cada… Tarefa difícil  não impossível. Para isso recrutamos reforço do graffiteiro Allan que milita na Nação desde o ano passado, e que foi integrado a Crew. Passamos por um breve curso de segurança do trabalho logo os esboços foram feitos com muita liberdade artística, como no 1° trabalho, o que nos motivou bastante. Ainda no inicio do mês, lembro de estar dando os últimos retoques no ultimo muro, com todo o equipamento de segurança possível contando com cinto, talabarte, trava-quedas, capacete, luva, mascara, óculos e um andaime gigantesco.


 


Por fim, acreditamos sim na revolução e para isso nos organizamos, acreditamos que para isso é necessário o dialogo com as diversas camadas da pirâmide social, sim. Distribuição de renda e reparação de danos é parte do processo para alcançarmos nossos objetivos imediatos, como casa, comida, transporte… Somos ícones que hoje tem a possibilidade de viver da nossa arte mais não só ser artista pelo artista, e sim pelo bem maior do coletivo que consegue tirar proveito do mercado que acaba cedendo um pouco mais com ações como esta.


 


A Super-estrtura é sempre potencializada nos cursos que a Nação oferece, com aulas de historia, sociologia, psicologia, antropologia, filosofia, economia, etc. E isto de maneira gradual está influenciando na parte de estrutura, e transformando nossa organização numa locomotiva, com muito carvão pra queimar.


 


Sendo assim, me despeço, visualizando que através da formação de nossos quadros podemos capacitar e multiplicar a nossa ação, junto às massas e aos grandes investidores também. Um grande salve daqui do Rio Grande do Sul, e que nossa experiência seja de proveito geral, pois me sinto grato por estar perto de pessoas que estão com sede por mudanças e abençoado por ser um dos protagonistas disso.
É Tudo Nosso, com certeza!


 


Kuca 3000 é Lucas da Veiga. Diretor de comunicação da Nação Hip-Hop Brasil – Porto Alegre.  [email protected] Veja mais fotos na galeria http://www.flickr.com/photos/nacaohiphopbrasil2/sets/72157604697468036/

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor