Notícias Aperipê – Renasce a Fênix

Salve geral aos hiphopeiros a lápis que sempre buscam informações nestas colunas/artigos… Escrevo daqui… Terras aperipê pra contar como ocular periférico, um entre centenas de milhares que foram conferir de perto o Fênix renascer. Vamos ao começo

Fiquei  sabendo por meu mano André do RAP que esse show aconteceria e que ele havia falado com a produção do evento sobre o show ser filmado pelo programa Periferia, que apresento na TV Aperipê. Para ser mostrado como matéria exclusiva, já que não são muitas mídias que têm acesso a shows de rap sem algumas restrições. Conversei com Diretora-Presidenta da TV – Indira Amaral – e ela sinalizou positivo para a minha ida ao evento. Firmei contato com meu mano e parceiro o Toni C. – um dos principais colaboradores do nosso Programa – e o convidei:  ele topou… Só faltava chegar o dia!

Chega o dia D
Pela mídia responsável em divulgar o evento acompanhei todos os informes sobre o show e fui pensando como registrar esse momento tão esperado por todos os fãs e admiradores. Muito aguardado até pelo próprio Dexter, que não escondeu isso de ninguém.

Com horário marcado para subir ao palco, o público já o esperava daquele jeito, aquecidos das atrações anteriores, dentre estes o DJ KL Jay, dispensa comentários. Chamado o oitavo anjo ao local a qual ele não pisara há 8 demorados anos. Foi emocionante! Com minha câmera ligada em um plano e do Toni C em outro registramos o que olhos viram ou gostariam de ter visto se pudessem. Dexter – o Fênix – surge no palco da Peruche com uma disposição pouco vista em eventos anteriores e provou que, de fato, estava exilado e não preso como muitos pensam. Surpresas após surpresas e com convidados de peso a passarem pelo palco naquela noite. Eu estava entre uma matéria de programa e um registro memorável do ressurgimento do rap nesses últimos anos.

“A fúria negra ressuscita outra vez”
A primeira música nunca teve tanto significado, quanto naquele momento:

“Acharam, que eu estava derrotado.
Quem achou estava errado(…)
Ao contrario do que você queria,
tô firmão, tô na correria(…)
seu pesadelo tá de volta…”

Mostrando suas verdades, ele surpreende vestindo uma camiseta estampada a figura do Barack Obama, dando neste gesto, ao povo, paridade em imagens, também estampadas nas camisetas dos manos e manas como as de Malcom X, Martim Luter king, Zumbi e tantos outros negros que na América lutaram por direitos e liberdade. Compreendendo o papel político que estamos envolvidos mesmo sem perceber.

E segue o show
Cada convidado com a sua felicidade estampada na face e expressada por palavras e foram muitas as palavras ali colocadas – destaco uma fala do GOG quando afirmou que Dexter é o Mandela brasileiro.

Dexter pode perceber a força das suas mensagens que de lá de dentro pôde aproxima-lo de jovens por todo o país.

É! Aquela noite foi e será memorável pra os novos rumos da música rap em nosso país. Mano Brown falou:
– Dexter representa o novo e o novo num tem miadeira.

Ao mesmo tempo em que mostrou  um pouco do que prepara para o disco dos Racionais Mc´s, canções cheias de ritmo e mensagens  diferenciadas do comum anos anteriores.

Foi em busca disso tudo que fui a São Paulo naquele dia 11 de abril de 2009, ser testemunha ocular dessa pagina da historia do rap nacional no novo século.

Ao Dexter, meu muito obrigado pelo belissimo show. Ao Toni C. 100 palavras. A Indira Amaral, num vô nem falar (risos). Enquanto ao registro das imagens logo mais vocês todos poderam assistir na TV e no site da Aperipê. Mas para antecipar uma pouquinho, postamos uma prévia na internet, que já tem dado o que falar.

Notícias Aperipê – nome do telejornal da TV Aperipê, primeira afiliada da TV Brasil, também alusivo a uma informação dada por alguém de Sergipe.
Olhar periférico –  quadro do programa onde pessoas de diversos lugares registram e comentam suas ou produções alheias voltadas para a periferia.
O programa Periferia é exibido pela Aperipê TV, todos as sábados às 15h:30, focando a cena produzida pela periferia do Estado e Brasil.
Acesse e assista: www.aperipe.se.gov.br

*Hot Black é Líder do grupo Mensagenegra, MC e produtor; é um dos fundadores da posse Famíliativista. Apresentador do programa Periferia na TV Aperiê-SE. 

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor