Trabalhadores solidários com os povos árabes
Em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 11 de dezembro, aconteceu o 12º Congresso da União Internacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Transportes, entidade do ramo internacional de transportes, pesca, portos e comunicação da Federação Sindical Mundial
Publicado 13/12/2007 21:35
Um grande congresso
O congressos internacionais de trabalhadores ocorrem por setores, por segmentos, são os chamados secretariados internacionais profissionais. Isso existe tanto no campo classista e revolucionário, como no campo da Central Internacional Sindical, resultado da fusão da antiga CIOLS e da CMT (a primeira do campo neo-liberal capitalista e a segunda do campo da igreja).
O 12º Congresso do setor de transportes, trouxe ao Brasil uma centena de delegados de centrais sindicais, federações e sindicatos de trabalhadores dos ramos dos transportes (terrestres, marítimos, aquaviários, ferroviários, pesca, portos e comunicações. O evento vitorioso contou com a presença de mais de 30 países, elegeu como secretário-geral o metroviário de São Paulo, Wagner Fajardo que é presidente da Fenametro – Federação Nacional dos Trabalhadores Metroviários – e também dirigente do respectivo sindicato de São Paulo, o maior do país.
Estiveram presentes delegações de todos os continentes, especialmente da África, Américas, Central e do Sul, Europa e Ásia. No Oriente Médio vieram delegações da Síria e do Líbano. Os camaradas árabes vieram em vários delegações, trazendo inclusive um tradutor do árabe para o inglês, que por sua vez, em tradução simultânea, eram feitas as traduções para o português, francês e espanhol.
Tive a honra de travar contato com todas as delegações árabes. Como meu árabe é muito primário, nossa conversa era basicamente no inglês e um pouco no francês. Ao final, ajudamos na elaboração de algumas moções de solidariedade com diversos países árabes que vivem problemas internos ou estão sob cerco do imperialismo norte-americano. Todas as moções foram aprovadas por unanimidade dos delegados internacionais.
Publicamos abaixo, já com as respectivas traduções para o português (traduções aproximadas e livres), as que tratam especificamente dos problemas da Síria, do Líbano, do Iraque e da Palestina.
Solidariedade para com a República Árabe da Síria
O 12º Congresso da União Internacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Transportes – UIS, reunidos nos dias 10 e 11 de dezembro de 2007, afirma a sua solidariedade com o povo e os trabalhadores da República Árabe Síria. O Congresso e todos os seus delegados presentes aprovam o total apoio à esse país árabe e seus direitos de recuperar as Colinas de Golãn das mãos de Israel, que ocupa essa região desde 1967. Os delegados aprovaram ainda seu total apoio às convesações de paz que participe do governo da Síria. Condenou todos os tipos de bloqueios, ataques e tratados que vêm sendo defendido pelos Estados Unidos que vem tenando impor contra a Síria, inclusive fazendo falsas afirmações e difamando esse país e seu governo. O Congresso garante total apoio à Central dos Trabalhadores da Sírua em sua luta para a libertação da Colinas de Golãn.
Solidariedade para com o povo e os trabalhadores do Líbano
O 12º Congresso da União Internacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Transportes, realizado em Belo Horizonte de 12 a 14 de dezembro de 2007, no Brasil, anuncia o seu apoio e solidariedade ao povo e aos trabalhadores do Líbano, bem comoa resistência legal libanesa na sua luta contra Israel e sua ocupação e contínua agressão ao sul do país, bem como de suas sistemáticas agressões contra todos os povos árabes em geral desde a ocupação da Palestina em 1948.
O Congresso saúda os mártires da resistência nacional libanesa e outros povos que resistiram aos ataques de Israel na guerra de agressão de junho de 2006. Foram ações de assassinatos perpetradas por Israel e com total apoio dos Estados Unidos e seus aliados. O Congresso condena toda a ocupação estadunidense do Oriente Médio.
A vitória da resistência nacional libanesa garante que todos os povos têm força para resistir aos ataques sionistas e dos americanos, às suas invasões e agressões de todas as formas contra os povos árabes e em todo o resto do mundo.
O Congresso apoia ainda a luta da Federação das Uniões de Trabalhadores em Transportes do Líbano em seu movimento contra a agressão por parte do governo libanês, que vem causando mais e mais pobreza e desemprego no povo libanês.
Resolução de Solidariedade aos Palestinos
O 12º Congresso da União Internacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Transportes, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, de 12 a 14 de dezembro de 2007, expressa a sua total solidariedade para com o povo palestino e sua luta contra a ocupação das Forças de Defesa de Israel.
O Congresso expressa ainda o seu total apoio à Resistência Nacional Palestina e seu apoio aos direitos inalienáveis desse povo, especialmente ao estabelecimento de seu estado nacional independente com sua capital na cidade sagrada de Jerusalém.
O Congresso condena a continuação da ocupação por parte de Israel, que tem total apoio dos Estados Unidos e seus aliados que se expressa diariamente através das invasões militares americanas na região. Os Estados unidos usam suas armas para matar pessoas inocentes, bem como destruir suas moradias e lares, destruindo ainda fazendas e plantações. Seguem contruindo na verdade uma sociedade que discrimina um povo, os palestinos, a despeito de todas as resoluções da ONU e de cortes internacionais de justiça que condenam tais atitudes. O Congresso da UIS – Transportes condena por fim, todas as violações contra as cidades sagradas dos palestinos.
Resolução sobre o Iraque
O 12º Congresso da União Internacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Transportes, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, de 12 a 14 de dezembro de 2007, anuncia de forma púvlica a sua condenação sobre a ocupação do Iraque, desde março de 2003, bem como a seus aliados, ao qual consideram a pior ocupação desde século 21. Condenamos ainda as milhares de mortes de pessoas inocentes no Iraque, forçando milhões de pessoas a imigrarem forçosamente. Condenamos tambéma ocupação do país e a apropriação de todo o petróleo dos árabes e iraquianos em benefícios dos monopólios estadunidenses.
O Congresso anuncia o apoio ao povo do Iraque em seu heroismo na sua resistência à invasão e ocupação da forma mais bárbara por parte dos Estados Unidos. Apoiamos também o povo iraquiano na sua luta pela sua auto-determinação para expulsar os invasores e reunificar o país e sua terra, o seu povo e todas as suas instituições.