A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Lejeune Mirhan

Sociólogo, Professor, Escritor e Arabista. Colunista da Revista Sociologia da Editora Escala, da Fundação Maurício Grabois e do Vermelho. Foi professor de Sociologia e Ciência Política da UNIMEPentre 1986 e 2006. Presidiu o Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo de 2007 a 2010.Recebe mensagens pelo correio eletrônico [email protected]
A China no centro da geopolítica mundial

.

Derrota de Baleia é a prova que a Frente Ampla foi correta

O debate sobre necessidade de construirmos uma frente ampla é sempre polêmico. Em toda a história onde e quando ela foi construída para enfrentar determinados inimigos imediatos e comuns a muitos segmentos sociais, ela sempre foi polêmica. O pano de fundo desse debate é que parte da esquerda, ou que assim se apresenta, acusa os defensores da proposta de serem capitulacionistas e defensores da burguesia. E palavras de pior calibre. Pretendo neste pequeno ensaio, rebater à essas posições.

Reflexões sobre o fracasso de um arremedo de golpe

A semana que passou, a partir de quarta-feira, foi marcada pelas notícias bombásticas sobre os episódios da ocupação do Capitólio, sede do poder legislativo federal dos EUA; situação essa jamais vista na história dos Estados Unidos. Este trabalho não será um ensaio longo, mas um artigo de revisão teórica, no qual exponho minha completa divergência sobre tantas coisas que ouvi de “analistas internacionais”.

Concepções sobre a amplitude de uma frente político-eleitoral

É tempo de reler Lênin!

Quem ganhou e quem perdeu as eleições de 2020

Análise preliminar

Viva Friedrich Engels!

.

A geopolítica mundial depois de Trump

.

1 2 3 22