A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Lejeune Mirhan

Sociólogo, Professor, Escritor e Arabista. Colunista da Revista Sociologia da Editora Escala, da Fundação Maurício Grabois e do Vermelho. Foi professor de Sociologia e Ciência Política da UNIMEPentre 1986 e 2006. Presidiu o Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo de 2007 a 2010.Recebe mensagens pelo correio eletrônico [email protected]
A ascensão da China e as novas rotas da seda

Com este pequeno ensaio ilustrado com três mapas, quero demonstrar o porquê a China já é hoje a maior e mais importante potência mundial.

Os 203 anos do nascimento de Karl Marx

Neste dia 5 de maio, comemoramos os 203 anos do nascimento do grande pensador Karl Heinrich Marx.

O que muda nos EUA nos 100 dias do governo Biden?

No último dia 30 de abril completou-se o centésimo dia desde a posse do novo presidente dos EUA, Joe Biden, do Partido Democrata, que venceu as eleições por mais de sete milhões de votos, contra o fascista Donald Trump, dos Republicanos. Já é tradição que se faça um balanço dos aspectos positivos e negativos desses primeiros dias.

Um breve balanço sobre a situação no Oriente Médio

Os principais fatos da região, vários deles contribuindo para a elevação da tensão

O vitorioso 8º Congresso do Partido Comunista de Cuba

O histórico 8º Congresso do PC de Cuba foi realizado entre os dias 16 e 19 de abril. Trata-se de um fato importante para uma América Latina independente, soberana, solidária, interligada.

Significados de um possível encontro entre Biden e Putin

Na semana que passou, a imprensa deu, com grande espetacularização, a notícia que Joe Biden, presidente dos EUA, pretenderia conversar com Vladimir Putin, presidente da Rússia. Uma boa notícia, em meio a uma escalada de tensionamentos exatamente na fronteira da Ucrânia com a Rússia e tensões no Mar do Sul da China.

Nos 151 anos do nascimento de Lênin, seu pensamento está cada dia mais atual

Neste 22 de abril, o camarada Vladimir Ilyich Lênin completa 151 anos de seu nascimento. Saudá-lo sempre em artigos renovados é tarefa de todo militante comunista e revolucionário. Estudá-lo é dever diário e cotidiano de todos nós. Aplicar suas orientações táticas é o que nos faz avançar sempre.

O criminoso ataque à usina nuclear iraniana

A maior usina que produz energia nuclear no Irã sofreu ataques cibernéticos no dia 11 de abril

Governo brasileiro quer importar tecnologia militar de Israel

Na última quarta-feira, dia 14 de abril, às 14h, seria votado o Projeto MSC 371/2019, que trata de referendar (ou não) o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Estado de Israel sobre Cooperação em Questões Relacionadas à Defesa, assinado em Jerusalém. Em função da morte de um membro da Comissão de Relações Exteriores e da Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (por Covid), a reunião foi suspensa.

Lições dos resultados eleitorais no Peru e no Equador

Como marxista-leninista, dialético, devemos analisar e ver que lições podemos extrair para o Brasil, que estas eleições nos mandam. Elas nos mandam recados e, se não captarmos, não seremos dialéticos.

Impasses nas eleições em Israel: Instabilidade política no horizonte

No último dia 23 de março (22 no calendário lunar dos judeus) ocorreram eleições para o parlamento (unicameral) de Israel, chamado de Knesset, composto de 120 cadeiras. Como sempre, nenhum partido conseguiu eleger 61 deputados (maioria), de forma que terão que ocorrer amplas alianças políticas. O atual primeiro Ministro (PM) Benjamin Nethanyahu, o mais longevo PM da história israelense, elegeu apenas 30 deputados. Como foi o primeiro, foi indicado a formar governo.

Conflito na fronteira russa-ucraniana é uma luta por mundo multipolar

Nas últimas duas semanas, a Rússia vem deslocando tropas e blindados para a sua fronteira com a Ucrânia, em regiões de conflito que muitos chamam de guerra civil ucraniana. Com o fato da Ucrânia ser uma ex-República Soviética e mais recentemente ter pedido ingresso na OTAN, tudo que acontece agora naquela conflitiva região passa a ter um significado geopolítico de proporções mundiais

1 2 3 23