Transição com avanço

Tenho dito e repetido que o movimento sindical brasileiro atravessa uma fase de transição com o fortalecimento das entidades dos trabalhadores, o reforço do papel das centrais e o proativismo do ministério do Trabalho e Emprego.

Algumas características dessa fase são marcantes: a unidade de ação e o agrupamento nas lutas de resistência contra a crise em busca de alternativas produtivistas e o crescimento orgânico de algumas das centrais, em disputas entre si, mas orientadas estrategicamente para objetivos comuns. Haverá, por exemplo, várias comemorações do 1º de Maio das diferentes centrais em diversos lugares, mas em todas elas predominarão palavras de ordem e lemas muito semelhantes.


 


 


Em algumas situações, a própria unidade de ação já é superada pela busca da unidade orgânica que garante conquistas novas e avanços mais acelerados.


 


 


A Fenattel (Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações) anunciou no dia 14 de abril a refiliação à entidade de dez sindicatos do setor ligados à CUT. A Fenattel, hoje com 19 sindicatos, passa a representar cerca de 630 mil trabalhadores de todo o Brasil, mais de 90% da categoria (ligados à Força Sindical, à UGT, à CUT e independentes).


 


 


Com esse passo, os trabalhadores em telecomunicações assumem bandeiras de luta como a queda expressiva da taxa de juros e menores spreads bancários, a aprovação da convenção 158 da OIT (que proíbe demissões arbitrárias e imotivadas), a formalização de comissões setoriais para enfrentamento da crise e medidas que impulsionem a produção. Dirigem-se especialmente aos jovens nos muitos locais de trabalho de teleatendimento e reagem com força contra a precarização dos contratos de trabalho dos terceirizados e contra as demissões.


 


 


O adensamento orgânico da Fenattel em cuja direção o Sintetel de São Paulo tem grande peso é uma demonstração forte da transição para melhor por que passa nosso movimento.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor