Um Grande Acontecimento

Neste vinte e cinco de março o Partido Comunista do Brasil completa oitenta e cinco anos de existência. Trata-se de uma data significativa para a luta dos trabalhadores e do povo brasileiro. Porque durante todo esse período, os comunistas jamais deixaram

Mesmo aqueles discordantes dos propósitos, do itinerário do PCdoB ao longo dessa trajetória, dificilmente deixarão de reconhecer a vocação, além da intensa labuta do Partido em defesa do mais elevado espaço de convivência democrática no país. Em alguns períodos da nossa conturbada História a peleja pela democracia adquiriu patamares de resistência radical.


 



Assim é que reduzidos à ausência total de qualquer espécie de direitos individuais e coletivos, em função de regimes ditatoriais, alguns de inspiração fascista, restou como forma de resistência a luta armada para grandes contingentes de combatentes de diversas origens ideológicas.
Foram períodos difíceis, plenos de terror, onde as mais elementares prerrogativas jurídicas foram ignoradas pelo arbítrio instaurado no país. As alternativas que restaram aos brasileiros na defesa da democracia, nessas épocas, foi a organização popular nos subterrâneos da sociedade, inclusive a resistência não pacífica.


 



É possível que as novas gerações, posteriores aos vinte e um anos de ditadura, não consigam imaginar o significado de uma época tenebrosa em que um democrata podia ser seqüestrado, torturado, assassinado, pelo simples fato de comentar, mesmo em reduzido público, o seu descontentamento pela ausência das liberdades básicas em nossa sociedade.


 



A imprensa amordaçada por uma torpe censura exercida nas redações dos meios de comunicação. A cultura e os artistas impedidos de expressarem a sua inventividade, principalmente a crítica, mesmo a mais singela.


 



A legenda participou, com acertos e erros, das grandes lutas que mudaram a face do país. Na campanha do Petróleo é nosso, nas memoráveis jornadas pela anistia ampla geral e irrestrita, nas mobilizações de milhões por todo o país pelas Diretas já, na eleição de Tancredo Neves à presidência.


 


  
Ao apoiar desde 1989 a candidatura de Lula, buscou sempre alterar o rumo conservador dos destinos do país, com raras exceções, como o segundo governo Vargas, a época desenvolvimentista de Juscelino e o governo reformista de João Goulart.


 



A senda do PCdoB permanece ligada aos caminhos pelos quais o brasileiro conquiste definitivamente um tempo pleno de liberdades democráticas, justiça social e a efetiva soberania em sua História.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor