Apoio a Baleia Rossi é mais um exitoso movimento de frente ampla

A decisão dos partidos de oposição de se unirem em torno da candidatura do Deputado Baleia Rossi (MDB-SP) para a presidência da Câmara dos Deputados representa um passo de enorme significado na caminhada da oposição para isolar e derrotar o presidente da República, Jair Bolsonaro. Comprova, ademais, que movimentos de frente ampla são sempre a saída em situações como essa, quando os campos ficam bem demarcados entre situação e oposição.

A engenharia política para se chegar a essa conformação foi de precisão. Ao passo que os partidos de esquerda (PCdoB, PT, Rede, PDT e PSB) se movimentavam para buscar unidade na decisão que seria tomada, a candidatura de Baleia Rossi, apoiada por amplo conjunto de legendas, assumia compromissos de confrontar Bolsonaro com uma pauta progressista, tendo como centro a defesa da democracia. Só esse ponto já é suficiente para se chegar à conclusão de que existem forças na sociedade dispostas a defender uma das mais sagradas conquistas do povo brasileiro.

A formação desse campo, com esse epicentro, é um indicativo claro de que os intentos de Bolsonaro não podem ser subestimados. Para enfrentá-los, é preciso somar forças, iniciativa que exige desprendimento e firmeza de propósito. A partir desse ponto foi possível envolver um leque de questões relacionadas às urgências do povo e às necessidades da economia nacional, além de medidas voltadas ao combate à pandemia de Covid-19. Esse encadeamento está bem alinhavado nos manifestos dos partidos de oposição na forma de compromissos do candidato Baleia Rossi.

O documento divulgado nesta segunda-feira (4), por exemplo, diz que a eleição “ocorre em meio a uma profunda crise social, econômica, política e de saúde pública no Brasil, agravada por um governo federal insensível ao sofrimento do povo, irresponsável diante da pandemia e chefiado por um presidente da República que ao longo de sua trajetória sempre se colocou contra a democracia”. Nesse ponto está a essência dos problemas do país, que se desdobra no diagnóstico de que é preciso combater “as políticas antidemocráticas, neoliberais, de desmonte do Estado e da economia brasileira”.

A texto aborda também o direito à vida, à saúde, ao emprego e renda, à alimentação acessível, à educação, à moradia, entre outros direitos essenciais, com propostas de saídas ao país e ao povo. E atesta que, além de derrotar Bolsonaro e sua pretensão de controlar o Congresso Nacional, o objetivo é construir uma extensa plataforma de compromissos voltado para a defesa da democracia, do país e dos direitos do povo.

É oportuno ressaltar que esse é mais um movimento exitoso de frente ampla, a exemplo de muitos outros com a Câmara dos Deputados no papel de protagonista. São êxitos que comprovam que uma tática política ajustada à realidade do país depende desses movimentos.

São experiências bem-sucedidas que começaram, no caso da Câmara dos Deputados, com a eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ), iniciativa que se mostrou fundamental. Agora, com o início de mais uma etapa, é importante que os partidos de esquerda ampliem mais ainda a sua participação nesse movimento, gesto que certamente fortalecerá a luta pelo cumprimento das metas desse campo de oposição ao bolsonarismo, a começar com a eleição de Baleia Rossi.