Jovens Socialistas definirão apoio à reeleição de Lula

Começa, hoje, dia 15, em Brasília, o 13º Congresso da União da Juventude Socialista (UJS). O lema desse congresso é um trecho de uma da canção de Los Hermanos: “a estrada vai além do que se vê”. Uma alusão ao horizonte socialista que dá nome a entidade. As bandeiras patrióticas, populares, juvenis pelas quais a UJS se bate se vinculam e têm como perspectiva esse grande ideal de construção de um mundo novo.

             A UJS se constitui hoje na mais representativa corrente socialista que atua entre a juventude brasileira. Suas lideranças, em aliança com jovens de outras organizações políticas, estão à frente das duas principais entidades estudantis do país: a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes). É um movimento em plena expansão. Do último congresso para este dobrou o número de participantes no seu processo de preparação. Em números redondos: de 30 mil para 60 mil.         

   A importância política que adquiriu pode ser simbolizada na esperada presença do presidente Lula, na plenária de sexta-feira de seu congresso, que debaterá a sucessão presidencial. Nesta plenária, estarão presentes outros movimentos juvenis de esquerda e também lideranças políticas do PCdoB, PT e PSB. Lula, certamente, ouvirá apelos da juventude para que dispute a reeleição. No texto base desse seu Congresso a UJS assinala que lutará pela reeleição de Lula para que o Brasil siga no caminho da realização de um projeto nacional de desenvolvimento. Sublinha, ainda, que seria um desastre para a juventude e para o país o retorno da direita neoliberal ao governo.
          Várias delegações internacionais de organizações juvenis de todos os continentes prestigiarão este evento. A UJS tem como um dos seus princípios a defesa e a prática da solidariedade entre os povos e países. Por isso, no presente, tem realizado inúmeras atividades contra a guerra imperialista de Bush e defendido com firmeza a bandeira da paz.                
A UJS foi fundada em 1984 e seu primeiro presidente foi o, hoje, presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo. O patrono da UJS é o lírico e libertário poeta, Castro Alves. O revolucionário, Che Guevara, um dos seus ícones. Nesses últimos 22 anos, os jovens da UJS estiveram à frente ou participaram da maioria da lutas políticas e juvenis do nosso país. Para citar apenas dois exemplos: Foram os mais destacados no movimento “Fora Color” e na luta pela conquista do voto aos 16 anos.
.            Participaram ativamente da campanha de Lula em 2002. Conquistada a vitória, continuaram suas lutas e mobilizações por suas bandeiras. Ante os desafios novos, deram contribuições valiosas na elaboração de políticas públicas para a juventude. Batalharam pela reforma universitária e fortalecimento do ensino público. Na histórica manifestação de 16 de agosto do ano passado, organizada pela Coordenação dos Movimentos Sociais, estavam lá os jovens da UJS em defesa do mandato democrático do presidente Lula e contra o golpismo da direita.
               Obviamente, a UJS, embora todos esses êxitos, tem consciência de seus limites e lacunas e dos inúmeros desafios que ainda têm pela frente.Todavia, é auspicioso que num país tão rico e tão desigual como o nosso, num país onde os jovens “morrem cedo” e estão entre os que mais padecem das iniqüidades do capitalismo, esteja a florescer uma entidade juvenil que aponta o caminho da luta, do trabalho, da solidariedade, da política, da cultura, do esporte e desfralda o horizonte do socialismo.