Vermelho ganha o iBest 2008

O Vermelho venceu nesta terça-feira (20) o Prêmio iBest 2008, na categoria Cidadania/Política. É um bicampeonato, pois também em 2003 […]

O Vermelho venceu nesta terça-feira (20) o Prêmio iBest 2008, na categoria Cidadania/Política. É um bicampeonato, pois também em 2003 o portal obteve o primeiro lugar. O ''Oscar da internet brasileira'' seleciona os vencedores por votação popular. O prêmio é, portanto, uma conquista coletiva de todos que votaram no www.vermelho.org.br e os que ajudam a construí-lo.



Não se confirmaram os temores, disseminados no início da votação, de que o conservadorismo se daria bem nesta 12º edição do iBest. Pelo contrário: na mesma categoria do Vermelho, o segundo posto ficou com Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, e o terceiro com o site do PT. As páginas da direita, como as do PSDB, DEM e Mídia Sem Máscara, concorreram mas perderam.



O primeiro lugar na maior premiação da internet brasileira tem um valor excepcional para o Vermelho. Mostra a popularidade, aqui e agora, das idéias que ele defende – as mesmas que, não faz muito tempo, eram confinadas nas catacumbas da ditadura militar. O significado do prêmio fica ainda mais ressaltado em face dos recentes ataques virtuais e inoculações de virus sofridos por este portal.



A equipe do Vermelho mantém os pés bem fincados no chão e tem uma aguda consciência do trabalho duro que tem pela frente. Mesmo assim, acredita que os seis primeiros anos de existência do portal são só o começo.



Não está escrito nas estrelas que a grande mídia tem que ser marrom, venal, reacionária, colonizada e futriqueira. Pelo contrário. Outros ventos sopram neste início de século, no Brasil e na América Latina. No fundo, são eles que impulsionam o vôo do galo de nossa logomarca, nascido no combate às trevas da era FHC. O novo dia ainda não raiou de todo mas o lusco-fusco já é evidente; e este galináceo faz o que pode para apressar a alvorada, que inclui, obrigatoriamente, uma outra mídia possível.



Esta é uma obra coletiva de incontáveis colaboradores, correspondentes, votantes do iBest, e de suas majestades os internautas, que visitam o www.vermelho.org.br a partir do Brasil inteiro, e de quebradas tão distantes como Botsuana, Groenlândia, Nova Zelândia ou Timor Leste. A eles pertence o Prêmio iBest 2008: eles merecem.