Festival Vermelho terá shows, cinema, literatura, gastronomia e espaço criança

Com mais de 30 horas de programação em dois dias de festa e luta, Niterói (RJ) terá experiências culturais e políticas em diversos espaços dentro do Caminho Niemeyer

Caravanas de diversos estados e convidados do exterior estão se preparando para desembarcar em Niterói (RJ), para experienciar dois dias de uma festa inédita da esquerda brasileira, celebrando os 100 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

O Festival Vermelho acontece em 25 e 26 de março, com entrada gratuita. As atividades culturais e políticas da programação terão mais de 30 horas de duração e acontecerão em espaços temáticos montados dentro do complexo do Caminho Niemeyer, região central da cidade.

Realizado pelo PCdoB em parceria com a Fundação Maurício Grabois (FMG), o Festival Vermelho traz o tema “Floresce a Esperança”. Segundo comunicado à imprensa divulgado pela organização o evento é um “encontro voltado a todas e todos que buscam o fortalecimento do campo popular e progressista, celebrando a construção de novos tempos para o Brasil e o mundo, a força da diversidade, a busca pela justiça social, sustentabilidade e um novo horizonte pintado de socialismo”.

Caminho Niemeyer abrigará os dois dias de programação do Festival Vermelho

Veja abaixo quais são os principais espaços do festival:

Palco praça do povo

Principal espaço de shows do festival, o Palco Praça do Povo terá o encontro de grandes nomes da música brasileira com a mistura de rap, samba, rock, MPB, uma lista de artistas comprometidas e comprometidos com as lutas do povo ao longo de muitas gerações. Com 30 metros de comprimento, face voltada às curvas do Teatro Popular Oscar Niemeyer e perfil alinhado à pintura monumental da paisagem da cidade do Rio de Janeiro, o palco será o dínamo de alguns momentos de maior catarse e emoção durante a festa.

Palco Mel Gomes

Situado no foyer inferior do Teatro Popular Oscar Niemeyer, junto à Arena Brasil, o palco Mel Gomes leva o nome e a alegria de uma grande militante da juventude comunista no Rio de Janeiro, negra, lésbica, defensora da cultura e das causas populares. O palco terá repentistas, hip hop, roda de rima, afoxé, forró, fanfarra, capoeira, chorinho, uma ocupação permanente com a pulsação viva das muitas veias artísticas do Brasil. Mel lutava contra um câncer e foi mais uma vítima da pandemia do coronavírus.

Teatro Popular Oscar Niemeyer

Patrimônio arquitetônico do Rio de Janeiro, projetado pelo gênio que deu traço às mais expressivas construções do Brasil, o Teatro Popular Oscar Niemeyer tem espaço para acolher um público de mais de 400 pessoas e receberá atividades especiais do Festival Vermelho.  Entre elas uma reunião especial aberta do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil, comemorando os seus 100 anos de existência, debates, seminário e conferência sobre temas como a trajetória internacional das esquerdas, o meio ambiente, a comunicação e o direito à informação.

Foyer superior Teatro Popular Oscar Niemeyer

O foyer superior do teatro será o espaço literário do Festival Vermelho. Lá acontecerão lançamentos de livros e debates com a participação dos autores, autoras e do público. São obras sobre a cultura nacional, o movimento sindical no Brasil, as revoluções e ditaduras do último século, a democratização das comunicações, a política internacional e as relações de força no mundo atual.

Auditório Caminho Niemeyer

O auditório do Caminho Niemeyer será um dos espaços do cinema no Festival Vermelho. O evento terá uma mostra dedicada a filmes que retratam episódios da luta política brasileira ou temas universais que atravessam a atual conjuntura de crise do capitalismo e da sociedade de consumo.

Arena Brasil

Uma rede presencial de ideias, produtos, colaborações, trocas de experiências e convívio durante a programação do Festival Vermelho. Essa será a Arena Brasil, montada no foyer inferior do Teatro Popular Oscar Niemeyer, junto ao Palco Mel Gomes. Lá estarão montados estandes de livros com temas da esquerda e da cultura nacional, produtos personalizados de lojas voltadas à promoção do socialismo, além do espaço de trabalho da cobertura colaborativa do evento, reunindo jornalistas, fotógrafos e midialivristas.

Feira de Gastronomia

Para representar a pluralidade das expressões culturais de cada região do Brasil, o Festival Vermelho terá uma feira gastronômica diversa, com os diferentes pratos dos estados brasileiros em preços acessíveis. A feira de gastronomia do evento será um local para confraternização, trocas de sabores e afetos, conversas e reflexões em meio às atividades do evento. 

Espaço Criança

O Festival Vermelho tem atração para todas as idades! Durante os dois dias da programação, os pequenos e as pequenas terão programação própria no Espaço Criança. As atividades incluem contação de histórias, teatro, circo e recreação, brincantes e brincadeiras ocupando a área verde do Caminho Niemeyer.

Economia Solidária

O espaço da Economia Solidária do Festival Vermelho é construído junto a movimentos sociais, cooperativas, associações, grupos populares que comercializam seus produtos para o fortalecimento de suas lutas e comunidades. Dessa forma, o público poderá consumir uma diversidade de itens e produtos que contribuem com diferentes causas populares, fortalecendo a rede da economia criativa, popular e a sustentabilidade.

Serviço

Festival Vermelho – Floresce a Esperança

Data: 25 e 26 de março

Local: Caminho Niemeyer

Entrada gratuita