Lula confirma presença no Festival Vermelho

A exemplo de Lula, dezenas de lideranças política e sociais do Brasil e do exterior também estarão presentes ao inédito evento político e cultural.

Lula e Luciana Santos junto com dirigentes do PCdoB e do PT l Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no Festival Vermelho – Floresce e Esperança, evento cultural e político comemorativo dos 100 anos do PCdoB. A confirmação da presença do ex-presidente reforça ainda mais a relevância festival, ato de maior destaque do centenário do PCdoB e ocorre logo após o partido acertar o PT e o PV a criação de federação partidária em apoio à Lula e para derrotar Jair Bolsonaro nas eleições deste ano.

Além do ex-presidente Lula, diversas outras lideranças política e sociais deverão comparecer ao Festival, o primeiro do gênero a ser realizado no país. Além de personalidades brasileiras, deverão participarão, de forma presencial ou virtual, representações de organizações progressistas de vários países.  

O Festival Vermelho, uma realização da Fundação Maurício Grabois, com o apoio do próprio PCdoB, terá uma vasta programação cultural e política e ocorrerá durante os dias 25 e 26 de março no Caminho Niemeyer, em Niterói, no Rio de Janeiro. A cidade foi escolhida para realização do evento por ter sido o berço da fundação do partido ocorrida em março de 1922.

A festa, inspirada em grandes festivais internacionais promovidos por outros partidos de esquerda, como a Festa Avante, de Portugal; a Fête de L’Humanité, na França; e a Fiesta de Los Abrazos, no Chile, oferecerá shows, mostra de cinema, debates, feira de produtos culturais e gastronômicos, expressões da pluralidade cultural brasileira e atividades políticas nos dois dias do evento. A entrada será gratuita para todas as atividades.

“Um partido com as características do PCdoB tinha que incluir na celebração de seus cem anos esse momento de convergência entre as mais diversas linguagens artísticas”, afirmou a presidente Luciana Santos, por ocasião do anúncio oficial do Festival. “Além disso, faremos o debate político sobre a história do nosso País – e sobre o que queremos para o nosso futuro,” acrescentou a dirigente comunista.

Para a coordenadora do evento e vice-presidenta do PCdoB, deputada Jandira Feghali, “o Festival Vermelho será a celebração nacional do centenário do PCdoB, com muita densidade, com diversidade, com a rica expressão de nossas artes”. A deputada acrescenta que se trata de “um momento muito determinante em nossa história. Ao lado das celebrações regionais, o festival vai desdobrar em várias atividades.”

Autor