Sem categoria

Músicas para não esquecer 1964: parte 2

No segundo programa do especial da Rádio Maíz: Ouvidos abertos aos sons da América Latina!, com músicas para não esquecer nossos anos de repressão, é contada, através das próprias canções, uma história linear, música a música, da atmosfera social e política que delineou os tempos do golpe militar brasileiro.

A situação do homem do campo, vítima de exploração latifundiária cantada pelo Maranhense João do Vale, “O poeta do povo” na música “Sina do caboclo”, abre o programa para fazer alusão a uma pauta importantíssima das chamadas “Reformas de base” anunciadas pelo então presidente da república João Goulart, deposto poucos dias após discursar para o povo no comício de 13 de março de 1964, na famosa estação Central do Brasil no Rio de Janeiro.

O golpe foi dado! O Camponês perdeu a vez para o latifúndio e a lógica agroexportadora. Restou ao caboclo carregar o concreto nas grandes cidades e inchar as periferias…

O fim desta história, quem conta é a banda Cordel do Fogo Encantado na música de nome “A Matadeira”, lembrando o massacre do exército brasileiro ao Arraial de Canudos e outras perversas ações militares nos rincões do país.

Texto e seleção musical feitos pelo historiador Ivan Dias Jr.

Ouça o programa da Rádio Maíz: