“Os trabalhadores em educação fazem parte importante do eleitorado e têm forte influência sobre os eleitores – o que ficou mais uma vez evidenciado, dias atrás, com as mensagens de inúmeros candidatos e governantes pelo Dia dos Professores/as, 15 de outubro”
ADI da Contee, ajuizada em 30 de maio de 2016, foi vitoriosa
Além das restrições materiais para implementar os protocolos de segurança, risco no deslocamento de alunos, pais e professores também preocupa
Pais estão inseguros quanto a mandar os filhos para a escola, e estes também enfrentarão desafios e dificuldades com o currículo
Entidade representa professores e técnicos administrativos da educação privada
Segundo a Contee, “vários países temem o surgimento de uma segunda onda de casos após o relaxamento do isolamento social”
A pandemia de Covid-19 que já afetou mais de 4 milhões de pessoas ao redor do mundo e fez quase 300 mil vítimas fatais, escancarou, no Brasil, a imensa desigualdade social que aflige o país.
Com a pandemia do covid-19, a educação tem sofrido um de seus piores momentos na história.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino diz que o presidente atentou contra o artigo 78 da Constituição pelo qual ele tem que “promover o bem geral do povo brasileiro”
Em pleno período de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), emerge mais uma vez o debate sobre a formação nesse nível da educação básica, seus propósitos, e como ele é alvo de uma disputa que não diz respeito somente ao âmbito educacional em sentido estrito, mas ao presente/futuro das relações de trabalho e à própria configuração de sociedade que se almeja.
Por João Batista da Silveira*
Estamos vivendo a era do capital improdutivo. É o que considera o economista Ladislau Dowbor em seu livro mais recente, que trata da financeirização da economia. Professor titular da PUC-SP e consultor de diversas agências das Unidas, Dowbor concedeu entrevista à TV Contee falando sobre esse processo e os consequentes ataques aos direitos sociais. Confira!
No mês em que se acabou de comemorar o Dia dos Professores, uma pauta é imprescindível: o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O motivo está explícito em seu nome. A valorização docente está diretamente ligada à ampliação de recursos federais no fundo.
Por Madalena Guasco Peixoto*