A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Tag: Mais Médicos

 "Sem cubanos, saúde pública sofrerá como um todo", afirma ex-ministro

Ex-ministro Alexandre Padilha, um dos idealizadores do Mais Médicos, diz que sistema de saúde brasileiro vinha aprendendo com profissionais cubanos e que mais pobres serão os mais afetados pelo fim da parceria com Cuba.

Cebrapaz: médicos cubanos saem de cabeça erguida e cercados de carinho

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) divulgou nota nesta quinta-feira (15) sobre a saída dos profissionais cubanos do Mais Médicos em razão das mudanças drásticas que Jair Bolsonaro anunciou no programa. O Cebrapaz ressalta o trabalho abnegados e solidário dos cubanos, que receberam grande aprovação dos usuários e por isso volta para Cuba de cabeça erguida e cercados de carinho do povo brasileiro.

Mais Médicos – Venceu a insensatez, perde o Brasil

Uma tragédia para a vida e a saúde de 30 milhões de brasileiros.

Por Arthur Chioro*

Sobre Mais Médicos, Desinformação e Gratidão

 "O Mais Médicos fez eu me apaixonar pelo serviço público. De minha parte, seguirei defendendo um sistema público, universal, gratuito e de qualidade para todas as brasileiras e brasileiros. Aos médicos cubanos, vocês nos mostraram que um caminho para isso é possível com afeto e humanidade".

Por Lara Stahlberg*

Prefeitos pedem que Bolsonaro reveja posição sobre médicos cubanos

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) divulgaram nota alertando para os “irreparáveis prejuízos” causados pela saída dos cubanos do programa Mais Médicos em razão das mudanças drásticas que Jair Bolsonaro quer impor e que levaram Cuba a interromper a cooperação. As entidades alertam que as perdas maiores serão para os mais pobres e pedem que o futuro governo reveja posição e mantenha, em caráter emergencial, as atuais condições.

Programa Mais Médicos terá prejuízos irreparáveis sem os cubanos

Nesta quarta-feira (14), chegou ao fim o acordo entre os governos do Brasil e Cuba que possibilitou a colaboração de médicos cubanos no território nacional. Ratificado em 2016, o programa Mais Médicos atendia 4.058 municípios de todo o país. Lideranças políticas rechaçaram postura de Jair Bolsonaro que já prejudica a diplomacia do País antes mesmo de tomar posse como presidente da República.

Iberê Lopes*

Manuela considera tragédia a saída dos cubanos do Mais Médicos

Para a deputada estadual Manuela d’Ávila (PCdoB) a saída dos profissionais cubanos do programa Mais Médicos afetará famílias pobres, crianças necessitadas e velhos em desamparo. A parlamentar pediu desculpas aos cubanos e registrou a solidariedade que eles sempre dedicaram aos povos do mundo.

Ataque de Bolsonaro faz Cuba anunciar saída do Programa “Mais Médicos”

Em declaração emitida pelo Ministério da Saúde Pública da República de Cuba nesta quarta-feira (14), o governo cubano anunciou a retirada dos médicos deste país que fazem parte do programa “Mais Médicos”.

Bolsonaro sinalliza romper relações com Cuba e ataca Mais Médicos

Jair Bolsonaro nem assumiu o poder e já começou a provocar retrocessos. Na mesma semana em que a ONU repudiou o bloqueio imposto contra Cuba, ele disse em entrevista ao Correio Braziliense que pretende romper relações Cuba.

5 anos do Mais Médicos: Balanço é fantástico, diz ex-ministro da Saúde

O Mais Médicos completa 5 anos em 2018 e o saldo do programa é extremamente positivo, avaliou o ex-ministro da Saúde Arthur Chioro. A iniciativa levou acesso à atenção básica para 24,6% da população brasileira, melhorou a qualidade no atendimento e, por isso, viu as solicitações de adesão ao programa aumentarem. Mas, apesar do sucesso, as despesas executadas do governo ao programa caíram de R$ 3 bilhões em 2017 para só R$ 1,9 milhão em 2018.

Por Verônica Lugarini

913 municípios querem aderir ao Mais Médicos após sucesso do programa

Depois de 913 municípios manifestarem interesse em aderir ao Programa Mais Médicos, por meio do edital lançado em agosto, o Ministério da Saúde informou que haverá alteração nas regras para a distribuição dos profissionais pelos municípios.

“Em Cuba, aprendemos o lado humano da medicina”, afirma médica

Em Havana, a sergipana Sandra Glaucia da Conceição realizou o sonho de estudar medicina. Com o programa Mais Médicos, veio a oportunidade de retornar ao Brasil e fazer diferença na vida de uma comunidade carente.

1 4 5 6 7 8 32