O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, acusou Jair Bolsonaro de mentir sobre os programas médicos da ilha e criticou o que chamou de submissão do brasileiro à gestão de seu novo aliado, Donald Trump. "O presidente Bolsonaro volta a mentir. Vergonhosa a sua submissão aos Estados Unidos", publicou o governante cubano no Twitter.
Os governadores do Nordeste planejam firmar contrato com a Opas, organização pan-americana responsável pela exportação de médicos cubanos. Segundo a coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo desta segunda-feira (17), a ideia é retomar um contrato regional com a organização. Segundo Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão, já foi feita consulta à entidade.
O governo de Jair Bolsonaro (PSL) vai encerrar o Mais Médicos, um dos programas federais de maior aprovação popular. Segundo o El País, a proposta da gestão é substituí-lo por um novo projeto – que nem sequer está pronto e só será apresentado “em breve”.
Mais de 1.400 vagas deixadas pelos médicos cubanos não foram preenchidas na segunda fase de inscrições aberta pelo Ministério da Saúde
Os começos do ano são propícios a augúrios de tempo novo, tanto no plano individual como no coletivo. De tempos a tempos, esses augúrios traduzem-se em atos concretos de transformação social que rompem de modo dramático com o status quo.
Jair Bolsonaro (PSL) voltou a atacar o povo cubano nesta quarta-feira. Os ataques foram a forma que o presidente eleito encontrou de responder às críticas feitas pelo jornal estatal cubano Granma, que mostrou a relação entre o fim da participação de médicos da ilha caribenha no Programa Mais Médicos a um plano maior, de alinhamento do Brasil com os EUA.
Prazo para apresentação dos que suprirão saída dos médicos cubanos se encerrou sem comparecimento de muitos. Brasileiros ligados ao programa relatam total desassistência em comunidades, sobretudo do Norte.
Lembram da falácia do "programa Mais Médicos tem 97,2% das vagas preenchidas" que rolou por aí uns tempos atrás, com ajuda de manchetes da imprensa sem o mínimo de tom crítico e com propaganda de penas de aluguel digitais de Bolsonaro tipo algumas contas do Twitter? Agora vamos pra vida real.
Por Leandro Demori, no The Intercept Brasil
“Alguns colegas e o Sindicato dos Médicos do Ceará encetaram a campanha “Médicos por Amor” para levar profissionais sem custo para o interior por 30 dias. Reconheço a iniciativa, mas devo salientar aspectos do sistema público de saúde. (…) A proposta é simpática e o ato de amor aos conterrâneos também, mas, para não transparecer uma ação meramente política, deve se cercar de aspectos legais”.
Por Arruda Bastos*
Cerca de 20 mil colaboradores cubanos, que nesses cinco anos chegaram ao Brasil, o fizeram porque os profissionais daquele país nem de outros cadastrados para preencher vagas para o atendimento sanitário não iam para os lugares mais necessitados. Este foi o caso em 2013 e a história parece se repetir agora, dizem vários entrevistados.
O deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) agradeceu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa da última terça-feira (27), os serviços de mais de oito mil médicos, participantes do programa Mais Médicos, que estão retornando ao país de origem.