A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Tag: Mais Médicos

Representantes do Brasil e da ONU discutem conquistas do Mais Médicos

Entre janeiro de 2013 e de 2015, o número de consultas realizadas como parte da Estratégia Saúde da Família aumentou 33% nos municípios que aderiram ao programa. Já nas cidades que não estavam incluídas no Mais Médicos, o crescimento foi menos que a metade.

Menos médicos especializados na atenção básica, mais planos de saúde

Que a gestão de Michel Temer não é pública nem social todos sabem. O que talvez muitos ainda não tenham se dado conta é que o sinal que passa a vigorar na política pública brasileira nesse momento é o da mercantilização. E a saúde foi uma das primeiras a sofrer o baque do golpe de 2016 já na nomeação dos ministros das pastas responsáveis pelo Mais Médicos. Tanto na Saúde quanto na Educação, a missão dos seus representantes é atender às expectativas dos empresários, ou seja, do setor privado.

Golpe paralisa expansão do programa Mais Médicos

O golpe parlamentar que retirou uma presidente legítima e honesta e pôs em seu lugar um político acusado de chefiar uma quadrilha segue desmontando direitos conquistados pela população brasileira mais pobre.

Por onde andam os médicos cubanos?

Miguel Rafael Acea Baró havia chegado fazia poucos meses de Cienfuegos, Cuba, para trabalhar no posto de saúde do Tucão, em Vilar dos Teles, na Baixada Fluminense, quando sentiu na pele, pela primeira vez, o preconceito. “Fui à casa de um paciente idoso e ele falou para mim que não queria ser atendido. Disse que eu era muito jovem. ‘Mas eu tenho 50 anos!’, respondi. Ele disse que não, que eu era cubano…”, lembra.

STF mantém validade do programa Mais Médicos

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (30) pela constitucionalidade do Programa Mais Médicos, criado em 2013 para melhorar o atendimento na saúde pública. Por 6 votos a 2, a Corte considerou improcedente a ação direta de inconstitucionalidade protocolada pela Associação Médica do Brasil para questionar a validade do programa.

Mais ou menos médicos?

A implementação do programa Mais Médicos serviu para trazer à luz publica o escândalo que é o processo de formação e profissionalização dos médicos das universidades públicas. O governo teve que apelar para médicos cubanos, porque os médicos brasileiros, formados gratuitamente nas melhores universidades brasileiros, se negavam a ir atender as pessoas onde mais se precisa que eles atendam.

Por Emir Sader

Mais médicos pode sofrer impactos com a nova PNAB

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou nesta quinta (26/10), no Senado Federal, da avaliação do programa Mais Médicos. O assunto foi tema de audiência pública, requerida pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), com o objetivo de ajudar na elaboração do relatório de avaliação do programa pela comissão. Diante da Nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), o programa pode sofrer impactos.

Com cortes na saúde, Temer lança o programa “menos médicos”

O ministro da Saúde do governo Temer, Ricardo Barros, mais uma vez com a desculpa de fazer economia, abre o saco de maldades contra a população de baixa renda, ao criar uma regra que diminui o número mínimo exigido de médicos a serem contratados para atuar em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Tais equipamentos públicos recebem grande parte das urgências e emergências da população, como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e outras.

Por Helena Sthephanowitz*

Régis Eric Maia Barros: Aos colegas Cubanos

“Percebo que o programa ‘Mais Médicos’ está caminhando para um desfecho final, visto que, essa é a mensagem política e dominante do momento. Desse modo, a todos vocês, colegas cubanos, que estão distantes das suas casas e das suas famílias, eu deixo o meu abraço afetuoso e carinhoso. Nenhum de vocês tem culpa pela grave crise política e ética que nos assola nesse momento e, portanto, não mereciam receber quaisquer agressividades dessa sociedade”.

Por * Régis Eric Maia Barros

Médica cubana é encontrara morta em Iguatu

Mabel Guillot Sanches, de 39 anos, foi achada morta na parte externa de casa, na última quarta-feira (23), em Iguatu, onde atuava pelo programa Mais Médicos há três anos. Com o fim do contrato de prestação de serviço no Programa de Saúde da Família, Mabel aguardava, junto a outros oito médicos cubanos, a emissão das passagens para voltar a Cuba. A previsão de retorno era a próxima segunda-feira (28).

Governo Temer desmonta programa "Mais Médicos"

Sob pressão de entidades do setor, Michel Temer começa a deixar clara a pouca disposição em manter e expandir um dos principais programas do governo federal na área da Saúde, o Mais Médicos. Em público, o governo tenta vender à sociedade a ideia de um suposto aumento dos investimentos na iniciativa, bem avaliada por usuários e prefeitos.

Mais Médicos fecha ciclo em Contagem com saldo positivo

A adesão de Contagem ao Programa Mais Médicos tem um saldo positivo para a cidade. Prova disso, é que, hoje, as 95 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), possuem um profissional médico. O que significa que, após a adesão ao programa, houve um aumento de 59% na cobertura médica, que passou de 41,48%, em 2013, para 100%, em dezembro de 2015.

1 5 6 7 8 9 32