A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Tag: saúde da mulher

Brasil se prepara para 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres

Com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres recupera um processo de mobilização social que tem no centro a implementação da política nacional de atenção integral à saúde das mulheres.

Por Clarissa Peixoto, do Catarinas

Transexualidade: A luta por dignidade, direitos e inserção social

“Não é fácil ser uma mulher transexual”. É com esse desabafo que Daniele Balbi inicia o seu depoimento ao Portal Vermelho. Atualmente cursando doutorado em literatura na UFRJ e diretora da União Nacional LGBT (UNA), a jovem relata que o conservadorismo reflete em obstáculos para a sua escolha de gênero. Assim como Danieli, milhares jovens lutam, todos os dias, para conquistar direitos básicos, em um país que lidera o ranking mundial de assassinatos transfóbicos. 

SUS terá mês de atenção especial à saúde da mulher no campo

O Ministério da Saúde está promovendo um conjunto de ações para melhorar a saúde das mulheres do campo, das florestas e das águas. As iniciativas atendem às reivindicações das trabalhadoras rurais, extrativistas, indígenas e quilombolas que fazem parte da Marcha das Margaridas.

Vanessa diz que saúde da mulher precisa avançar muito no Brasil 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) registrou em plenário, nesta terça-feira (2), a comemoração do Dia Internacional de Ação pela Saúde das Mulheres e do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, ocorrido na quinta-feira (28). 

Vanessa tem proposta para acabar com controvérsia sobre mamografia 

A realização de mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para rastrear casos de câncer de mama em mulheres a partir dos 40 anos, como determina lei aprovada em 2008, tem sido questionada pelo próprio Ministério da Saúde, que quer limitar a realização de mamografias apenas em mulheres dos 50 aos 69 anos de idade. 

Mulheres fazem três vezes menos mamografias do que recomenda a OMS

Menos de 25% das brasileiras entre 50 e 60 anos de idade fizeram mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2013, quase três vezes menos do que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 70% de cobertura anual desse exame em mulheres com mais de 40 anos de idade, enquanto o Ministério da Saúde sugere que essa cobertura comece aos 50 anos.

Brasileiras fazem três vezes menos mamografias do que recomenda a OMS

Menos de 25% das brasileiras entre 50 e 60 anos de idade realizaram mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2013, quase três vezes menos do que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS), que é 70% de cobertura anual desse exame em mulheres acima com mais de 40 anos de idade, enquanto o Ministério da Saúde sugere que essa cobertura comece a partir dos 50 anos.

Saúde: Ação na Praça do Ferreira alerta mulheres sobre o AVC

A campanha mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) chama este ano a atenção das mulheres, com o slogan “Eu sou mulher, o AVC me afeta”. No Ceará, o Dia Mundial de Controle do AVC, 29 de outubro, será marcado nesta quarta-feira (29/10), das 8h às 16h, na Praça do Ferreira, por atividades de orientação, prevenção e aferição dos fatores d risco para o AVC.

Projeto para reduzir mortalidade infantil é premiado pela ONU

No Brasil, a cada mil crianças que nascem, aproximadamente 16 morrem antes de completar 1 ano de idade segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Nordeste, a taxa é maior: 18 crianças morrem a cada mil. 

Médicos anunciam novo tratamento para câncer de ovário

Uma equipe médica da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, anunciou ter descoberto um novo tratamento para o câncer de ovário, que pode atrasar a progressão da doença.

Dia Internacional da Saúde da Mulher é marcado por avanços no Brasil

Nesta quarta-feira (28) é celebrado o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, definido no 4º Encontro Internacional da Mulher e Saúde que ocorreu na Holanda em 1984. O encontro foi marcado pela realização do "Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos das mulheres", em que foram discutidas questões cruciais como a mortalidade materna, uma grave questão ainda hoje, 30 anos depois, em boa parte do mundo.

1 2 3 4 5 9